sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pílulas gramaticais - n. 4


Aqui está uma coleção de frases que contêm alguns dos erros mais comuns que se verificam na construção de textos em nosso idioma:
1.      Entre eu e ela não existe mais nada.
2.      Está tudo bem entre tu e teu pai?
3.      Há dez anos atrás eu comecei a estudar.
4.      Vou assistir o filme com meus amigos.
5.      Prefiro ler do que praticar esporte.
6.      Joana caiu e quebrou o óculos.
7.      Nunca lhe vi mais gordo.
8.      Chegamos em Londrina bem cedo.
9.      O atraso implicará em uma multa pesada.
10.  Pedro vive às custas do pai.
Eis os textos corrigidos e, entre parênteses, as explicações pertinentes:
1. Entre mim e ela não existe mais nada. (Depois das preposições “entre” e “para” não se usa o pronome “eu”, mas sim o pronome oblíquo “mim”.)
2. Entre ti e teu pai está tudo bem? (A mesma restrição citada no item anterior aplica-se ao pronome “tu”, devendo-se usar no caso o pronome oblíquo “ti”.)
3. Há dez anos eu comecei a estudar. (A frase “há dez anos” já implica a ideia de passado; por isso, o vocábulo “atrás” é inteiramente redundante.)
4. Vou assistir ao filme com meus amigos. (O verbo assistir, com o sentido de presenciar, pede objeto indireto. Quando o sentido é a assistência a uma pessoa enferma, aí sim o objeto será direto: O enfermeiro assistiu meu pai com muito carinho.)
5. Prefiro ler a praticar esporte. (Toda vez que se usa o verbo preferir, a preposição “a” se torna inevitável, como se vê nestes dois exemplos: Prefiro andar a ficar sentado. Prefiro feijoada a pizza.)
6. Joana caiu e quebrou os óculos. (O vocábulo óculos usa-se sempre no plural e o artigo concorda com ele, indo também para o plural.)
7. Nunca o vi mais gordo. (O verbo ver pede objeto direto. A gente vê algo, e não vê a algo.)
8. Chegamos a Londrina bem cedo. (O verbo chegar exige a preposição a em construções desse tipo: Chegou à cidade. Chegou ao país. Chegou à repartição. A única exceção admitida é quando se refere à casa: Chegamos em casa.)     
    9. O atraso implicará uma multa pesada. (O verbo implicar, quando usado com esse sentido, pede objeto direto. Existe ainda “implicar com”, usado nestes exemplos: Ela vive implicando com o pai. João implica com todo mundo.)
10. Pedro vive à custa do pai. (À custa, e não “às custas”, é o correto.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário