sexta-feira, 6 de abril de 2012

Pílulas gramaticais - n. 1


Examine a seguinte construção e diga se nela há erro: “Não vi na estrada alguém que pudesse ajudar-me”.
Erro não há, mas a boa norma de linguagem recomenda que o vocábulo alguém seja empregado apenas no sentido positivo:
- Alguém me chamou?
- Alguém me enviou uma carta.
- Gostaria de ser alguém na vida.
- Se alguém telefonar, diga que já volto.
- Alguém me disse que tu andas novamente...
Nas orações negativas, devemos usar o vocábulo ninguém:
- Não vi na estrada ninguém que pudesse me ajudar.
- Ele disse o que quis, sem que ninguém o contestasse.
- Não ouvi ninguém falar nada.
- Ninguém me ama, ninguém me quer...

*

O vocábulo falência é mais apropriado quando se trata de empresas. No caso de pessoas físicas, o certo é usar a palavra insolvência.
Exemplos:
- A fábrica de sorvete foi à falência.
- Antônio perdeu tudo e agora está insolvente. 

3 comentários:

  1. Parabéns, Astolfo, por mais esta sua iniciativa. A boa língua, falada e escrita, que desejamos, ganhará muito com as suas explicações, com as lições que precisamos sempre revisar.

    Longa vida ao blog!

    ResponderExcluir
  2. Longa vida ao blog e a seu autor! Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Muito importante querido amigo, pela iniciativa com o bom linguagem . Parabéns pelo blog, muito interesante...Isabel

    ResponderExcluir