sábado, 5 de maio de 2012

Divaldo Franco, 85 anos de uma vida plena

  Divaldo Franco faz hoje 85 anos, dos quais 65 dedicados à causa do Espiritismo e às crianças e famílias carentes da periferia de Salvador-BA.

Estas palavras são uma pálida homenagem que lhe prestamos, mas têm também o objetivo de dar, aos que nos leem, o conhecimento de parte do muito que ele fez e continua a fazer ao longo de sua profícua existência. (1)

Nascido em 5 de maio de 1927, na cidade de Feira de Santana-BA, seu contato com os Espíritos iniciou-se na infância. Em 1943 concluiu o curso de magistério e pouco depois ingressou no antigo IPASE, onde se aposentou em 1980.
Como orador, proferiu mais de 13 mil conferências em cerca de duas mil cidades do Brasil e do exterior, onde já esteve e falou em cerca de 65 países de todos os continentes de nosso globo.
Como médium psicógrafo, recebeu mediunicamente e publicou 255 obras, que tiveram até o momento mais de oito milhões de exemplares, escritas por cerca de 211 diferentes Autores desencarnados. Algumas delas foram traduzidas para 17 idiomas.
Joanna de Ângelis, mentora do estimado amigo, é autora da maioria dos livros que Divaldo psicografou, inclusive o primeiro por ele psicografado, intitulado Messe de Amor, publicado em 1964.
Como trabalhador espírita, fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção em 7 de setembro de 1947 e, cinco anos depois, com seu primo Nilson de Souza Pereira, a Mansão do Caminho, que é, como sabemos, um complexo educacional com 83.000 m2 e cinquenta e duas edificações, em que se atendem três mil crianças e jovens de famílias de baixa renda, com inúmeras atividades socioeducacionais, a saber: Creche, Escolas de Ensino Fundamental e Médio, Informática, Cerâmica, Panificação, Bordado, Reciclagem de Papel, Centro Médico, Laboratório de Análises Clínicas, Atendimento Fraterno, Caravana Auta de Souza, Casa da Cordialidade e Biblioteca.
Mais de trinta e cinco mil crianças passaram, até hoje, pelos vários cursos e oficinas da Mansão do Caminho, uma obra mantida basicamente com a venda dos livros por ele psicografados e dos CDs e vídeos de suas conferências, seminários, entrevistas e mensagens.
Ao amigo e irmão dileto, neste dia do seu aniversário, enviamos o nosso abraço e as nossas melhores vibrações, com votos de paz e saúde!
E aos nossos leitores, um presente  – o Poema da Gratidão – na interpretação de Divaldo Franco:


   (1) 
Os dados citados neste texto foram colhidos no site oficial do estimado confrade e não incluem os números pertinentes ao que se verificou a partir de janeiro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário