domingo, 10 de junho de 2012

Como conviver em paz com os avanços tecnológicos?


Segundo o dr. Larry Rosen, psicólogo americano e professor de psicologia da Universidade da Califórnia, que há mais de 20 anos pesquisa os efeitos das conquistas tecnológicas no dia-a-dia das pessoas, o homem moderno tem sido vítima de uma nova forma de estresse, ocasionada por nossa dependência cada vez maior das máquinas.
Como a vida segue um ritmo mais rápido, por causa exatamente desses avanços, as pessoas se irritam quando, por exemplo, o equipamento de que dependem não pode ser acionado, seja o computador que emperrou, o telefone celular que está fora da área ou algo equivalente.
Mesmo a internet, que veio para facilitar a nossa vida, acaba constituindo para certas pessoas um fator adicional de estresse, porquanto – diante de um volume notável de informações que dobra a cada 72 dias – os indivíduos por vezes se perdem, como alguém que tivesse uma lista enorme de afazeres, sem saber por onde começar.
O assunto, que pode parecer uma bobagem num país com tantos problemas como o Brasil, constitui na verdade uma questão complexa que podemos adicionar à lista dos chamados males ou dificuldades trazidos pelo progresso.
Em um livro lançado há oito anos, Larry Rosen diz que podemos, no entanto, conviver pacificamente com esse avanço tecnológico vertiginoso e arrola a respeito uma série de sugestões.
Das recomendações do especialista americano, duas ideias curiosas e interessantes se destacam.
Para que a tensão de cada dia não se estenda à cama, é preciso procurar fazer, antes de dormir, algo capaz de acalmar a mente: ler um livro, conversar com os familiares, assistir a algum programa de TV e – o que é fundamental – anotar em um papel os afazeres do dia seguinte.
Ao deitar-se, deixar um caderno ou um bloco de anotações ao lado da cama para, se houver necessidade, escrever as coisas que vierem à memória no meio da noite, porquanto, ao tirar a ideia da cabeça, a pessoa acaba relaxando.
Ambas as proposições são conhecidas dos espíritas que participam de sessões mediúnicas. O repouso físico e mental, momentos antes da reunião, e a anotação numa folha de papel de todas as preocupações e afazeres imediatos ajudam realmente no relaxamento e na concentração indispensáveis ao bom êxito de qualquer tarefa, ainda que esta seja uma mera noite de sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário