quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O maior dos milagres de Jesus


Uma pessoa propôs-nos, tempos atrás, a seguinte questão: De todos os milagres operados por Jesus, qual foi o mais importante?
Curiosamente, essa questão foi tratada por Allan Kardec no seu livro “A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo”, cap. XV, item 63.
Os prodígios operados por Jesus vão, como sabemos, desde as curas diversas obtidas pela simples imposição das mãos até à ressuscitação de pessoas como Lázaro, mas nesse rol se incluem também a multiplicação de pães e peixes, a caminhada sobre as águas, as curas feitas a distância, a libertação instantânea dos obsidiados e a recomposição orgânica de cegos, paralíticos e leprosos.
Kardec reporta-se, porém, a um outro tipo de milagre operado pelo Mestre e que atesta verdadeiramente sua imensa superioridade, a saber: a revolução que seus ensinos produziram no mundo, apesar da exiguidade dos seus meios de ação.
De fato, o filho de Maria de Nazaré, pobre, obscuro, nascido na mais humilde condição e no seio de um povo pequenino, quase ignorado e sem preponderância política, artística ou literária, contou somente com três anos para pregar sua doutrina.
Em todo esse curto espaço de tempo foi desatendido e perseguido por seus concidadãos; viu-se obrigado a fugir para não ser lapidado; foi traído por um de seus apóstolos, renegado por outro e abandonado por todos no momento em que caiu nas mãos de seus opositores.
Só fez o bem, mas isso não o pôs ao abrigo da malevolência, que dos próprios serviços que ele prestou tirou motivos para o acusar.
Condenado ao suplício que só aos criminosos era infligido, morreu ignorado do mundo, visto que a História daquela época, com exceção do historiador Josefo, nada diz a seu respeito.
Nada escreveu; contudo, ajudado por alguns homens tão obscuros quanto ele, sua palavra bastou para regenerar o mundo, matar o paganismo e tornar-se o facho da civilização terrena.
Ele tinha contra si tudo o que causa o malogro das obras dos homens, razão por que o sucesso alcançado por sua doutrina e o triunfo de suas ideias constituem, sem nenhuma dúvida, o maior dos seus milagres.


Um comentário:

  1. Adorei os textos , explicativos , esclarecedores...
    aprendemos, refletimos e que nos sirva de lição!Abraços fraternos!!!!

    ResponderExcluir