domingo, 19 de agosto de 2012

Os clones têm alma?


Um confrade de Portugal perguntou-nos oportunamente se os clones têm alma.
A resposta é afirmativa. Os clones têm, sim, alma, visto que, se não fossem dotados de alma, não chegariam a viver.
O assunto é tratado por Kardec na questão 356 d´O Livro dos Espíritos, que adiante reproduzimos:
356. Entre os natimortos alguns haverá que não tenham sido destinados à encarnação de Espíritos? 
“Alguns há, efetivamente, a cujos corpos nunca nenhum Espírito esteve destinado. Nada tinha que se efetuar para eles. Tais crianças então só vêm por seus pais.”
a) Pode chegar a termo de nascimento um ser dessa natureza?
“Algumas vezes; mas não vive.”
b) Segue-se daí que toda criança que vive após o nascimento tem forçosamente encarnado em si um Espírito?
“Que seria ela, sé assim não acontecesse? Não seria um ser humano.”

*

É preciso entender que o entendimento acima se aplica aos animais superiores, como a célebre ovelhinha Dolly, cuja história comoveu cientistas e leigos.
No mesmo sentido é a opinião de uma especialista no assunto, nossa confreira Carmem Lúcia Sartori Rocha, doutora em Genética, docente na Universidade Estadual de Maringá, conforme entrevista publicada na edição 7 da revista “O Consolador”, que o leitor pode ler acessando este link: http://www.oconsolador.com.br/7/entrevista.html.
De forma resumida, podemos, assim, afirmar que todo e qualquer clone, seja de um homem, seja de um animal superior, havendo sobrevivido ao nascimento, é indubitavelmente dotado de alma, visto que a vida fora do ventre materno depende do perispírito, envoltório fluídico da alma, que Paulo de Tarso chamava de corpo espiritual e André Luiz designa como psicossoma ou campo psicossomático.
Em seu livro Evolução em Dois Mundos, 2ª parte, cap. XV, págs. 201 a 203, André Luiz informa que o veículo de manifestação do ser encarnado pode ser dividido em duas partes essenciais: o hemisfério visível ou campo somático e o hemisfério invisível, ou campo psicossomático.
No campo somático, temos o comboio fisiológico tangível – o corpo físico.
No campo psicossomático, encontramos o perispírito, ou corpo espiritual, que preside a todas as formações do cosmo físico.
Verifica-se, portanto, que o perispírito ou corpo espiritual não é um simples envoltório da alma, mas participante ativo na tarefa de manutenção da vida do corpo físico, fato que torna imprescindível sua presença nos seres vivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário