domingo, 9 de setembro de 2012

Lave, corrija, renove – eis três ações fundamentais


Temos por hábito em nossa casa, faz algum tempo, o cultivo diário de um momento de meditação e prece, e incluímos nisso a leitura de um texto pertinente aos ensinamentos colhidos em o Novo Testamento.
Dias atrás, a leitura ofereceu-nos a lição n. 120 do livro Caminho, Verdade e Vida, de Emmanuel, obra psicografada por Chico Xavier que integra uma coleção primorosa formada pelos livros Vinha de Luz, Pão Nosso e Fonte Viva.
“Olhai por vós mesmos, para que não percais o vosso trabalho, mas antes recebais o inteiro galardão.”
Extraído do cap. 8 da 2ª Epístola de João, o ensinamento acima foi o texto que ensejou a Emmanuel mais uma importante lição.
A proposta do evangelista João é bem clara: cuidemos com o que pensamos e fazemos para que o fruto do nosso trabalho não se perca, ou seja, é preciso levar até o fim o compromisso assumido, certos de que numa viagem de 600 quilômetros um descuido nos quilômetros finais pode ser fatal.
Em seus comentários Emmanuel lembra, primeiramente, a importância dos cuidados que todos temos – ou deveríamos ter – com o nosso corpo físico.
Exercícios físicos regulares, dieta controlada, ida frequente ao médico, observância do necessário repouso, tudo isso tem influência muito grande na preservação do corpo, esse instrumento extraordinário que Deus nos concede, a cada existência corpórea, para desenvolvermos aqui as tarefas que nos competem.
Se o desmazelo e os excessos fizerem parte de nossa vida, ninguém ignora as consequências que disso certamente advirão. Doenças inúmeras acometem o homem por causa do consumo do álcool ou do fumo, ou da inobservância dos cuidados mínimos que nosso corpo exige.
Emmanuel, então, indaga: Se algo passageiro e mortal, como o nosso corpo, exige tantos cuidados, que atitude não devemos ter com relação à nossa alma e com seus valores, que são eternos?
“Se já recebeste alguma luz, desvela-te em não perdê-la. Intensifica-a em ti” – eis, no tocante a isso, a proposta do conhecido instrutor espiritual.
“Lava os teus pensamentos em esforço diário, nas fontes do Cristo; corrige os teus sentimentos, renova as aspirações colocando-as na direção de Mais Alto. Não te cristalizes” – eis a complementação da proposta, que ele finalizou com estas importantes e oportunas palavras: “Movimenta-te no trabalho do zelo próprio, pois há ‘micróbios intangíveis’ que podem atacar a alma e paralisá-la durante séculos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário