quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Pílulas gramaticais (23)


Leia estes textos:
1. Prefiro o silêncio do que o barulho.
2. Traga a revista para mim ler a reportagem.
3. Se você ver nosso amigo, dê-lhe um abraço.
Todos eles, embora comuns em nossas conversas diárias, contêm erros e, podemos afirmar, erros primários.
Ei-los depois de corrigidos:
1. Prefiro o silêncio ao barulho.
2. Traga a revista para eu ler a reportagem.
3. Se você vir nosso amigo, dê-lhe um abraço.
As explicações são estas:
1. Quando usamos o verbo preferir com o sentido de querer antes; achar melhor; antepor, prepor;  ter predileção por; gostar mais de; dar primazia ou prioridade, ele exige dois complementos, um direto e outro indireto, construído com a preposição “a”.
Exemplos:
Preferiu morrer a ser traidor.
Ele prefere a música popular à clássica.
Preferimos o frio ao calor.
2. O pronome “mim” não pode ser sujeito de oração. A construção estaria certa se fosse escrita assim: “Traga a revista para mim”. Todavia, no caso mencionado:  “... para mim ler”, o pronome  indicado é “eu”. É fácil compreender essa regra. Basta mudar a pessoa. Nesta construção: “Pega a revista para tu leres a reportagem” não ocorreria a ninguém a ideia de colocar:  “... para ti leres”.
3. O verbo ver apresenta no futuro do subjuntivo as formas: vir, vires, vir, virmos, virdes, virem. Se a construção estivesse no plural, diríamos: “Se vocês virem nosso amigo, deem-lhe um abraço”.

*

Com a eliminação do trema, a palavra qüinqüênio é agora escrita assim: quinquênio. Sua pronúncia, porém, permanece como antes: kuinkuênio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário