quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Pílulas gramaticais (29)


Quando formos escrever no plural o nome de alguma destas cores – azul, cinza, rosa, vinho, branco, pastel, verde, creme, amarelo, gelo, vermelho –, como devemos proceder?
Existe uma regra bem simples aplicável ao caso:
1) Se a palavra indicativa da cor for um adjetivo, ele variará normalmente (azul – azuis; branco – brancos; amarelo – amarelos).
2) Se a palavra que indica a cor for um substantivo (creme, pastel, rosa, gelo, abacate, cinza, vinho), permanecerá invariável.
É por isso que dizemos: Tons azulados e tons pastel. Vestidos amarelos e vestidos rosaSubentende-se, quando a cor é indicada por um substantivo, que existe na frase - oculta - a expressão "cor de": tons (cor de) pastel, vestidos (cor de) rosa.
Para as pessoas que têm dificuldade em saber a diferença que existe entre adjetivo e substantivo, o que é, aliás, mais comum do que parece, eis uma regra prática:
a) substantivo é tudo o que temos ou desejamos ter: automóvel, casa, avião, sítio, chácara, computador, irmão, pai. Designa os seres e os objetos em geral. Pastel, rosa, cinza, creme, gelo, prata são substantivos.
b) adjetivo é tudo o que somos ou desejamos ser: bonito, feio, baixo, alto, claro, escuro, bondoso, agressivo. Define os atributos dos seres e dos objetos em geral. Vermelho, amarelo, azul, verde são adjetivos.
Evidentemente, a regra ora oferecida não passa de algo prático, que visa a facilitar a compreensão das pessoas, mas não se reveste do rigor que encontramos nas obras técnicas que nos ensinam os segredos da Língua Portuguesa.
Exemplos:
•    Carros gelo / Carros brancos
•    Automóveis prata / Automóveis pretos
•    Ternos cinza / Ternos azuis
•    Tons pastel / Tons amarelos
•    Laços rosa / Laços verdes
•    Blusas vinho / Blusas vermelhas.
A mesma regra aplica-se aos compostos:
•    Bandeiras verde-amarelas
•    Automóveis verde-abacate.

*

Há, com relação ao assunto, os chamados casos especiais, em que a palavra indicativa da cor não varia no plural: azul-marinho, azul-celeste, marinho e ultravioleta.
É correto, portanto, dizer: “Ele comprou cinco ternos azul-marinho e dois vestidos azul-celeste”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário