quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O céu estrelado ressurge


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR

Antes de iniciar a aula de espanhol para meus alunos deficientes visuais, é comum perguntar-lhes como passaram a semana e se há alguma novidade. Pois bem, todos concluíram os seus pareceres e logo começamos a estudar um novo conteúdo gramatical: verbo. Essa classe morfológica é muito rica nas línguas latinas.
O tempo verbal, em questão, era o pretérito imperfeito do modo indicativo, usado para descrever uma rotina no passado ou, então, o relato de um sonho; esses são os usos mais simples e frequentes.
E foi numa atividade de conversação, cujo pedido era o de contarem algum sonho para praticar o conteúdo verbal, que uma das alunas compartilhou conosco algo muito sensibilizante.
Ela nos narrou que, como já estava há alguns anos sem enxergar devido ao surgimento de uma enfermidade, tinha muita saudade de ver o céu estrelado.
Com alegria, confidenciou-nos que dias atrás realizou o grande desejo: sonhara com o lindo céu todo brilhante de estrelas.
– El cielo estaba maravilloso. Yo agradecía a Dios cada estrellita – a aluna, emocionada, exercitou o conteúdo verbal falando sobre o sonho tão abençoado que tivera.
Somos incontáveis em todos os espaços e estamos em diversos estágios de desenvolvimento; o que, talvez, seja pouco para um, torna-se muito para outro.
O segredo da realização é valorizar os presentes que hoje temos na vida: as pessoas que nos acompanham, os trabalhos que podemos fazer. Em todos os momentos, os “regalos” existirão.
A aula terminou; despedi-me dos meus queridos alunos e, em mais uma tarde, com inesquecível exemplo, reforcei, para mim, a lição: “o que é pouco para um, é o bastante para outro.” De alguma forma, sempre haverá a disciplina das necessidades. Mais uma oportunidade da vida.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário