domingo, 31 de março de 2013

As irmãs Fox, as pioneiras do Espiritismo


No dia 31 de março completam-se 165 anos desde a eclosão
dos fenômenos de Hydesville, que deram origem ao Espiritismo e tornaram célebres as meninas Kate e Margareth Fox

Em matéria de Espiritismo, duas datas são importantes: 31 de março de 1848, que assinala o início dos fenômenos que deram origem ao Espiritismo, e 18 de abril de 1857, data em que surgiu “O Livro dos Espíritos”, contendo os princípios da doutrina espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens.
Em março de 1848 vivia em Hydesville, vilarejo modesto do estado de Nova York (Estados Unidos), a 32 km de Rochester, uma família que viera do Canadá, constituída então de quatro pessoas – o pai John Fox, a mãe Margareth e as filhas menores, Margareth, de 14 anos, e Kate, de 11 anos. Os outros filhos do casal moravam em outra cidade.
Ali a família se instalara no dia 11 de dezembro de 1847 em uma casa típica daquela região, feita de madeira, com dois pisos ligados por uma escada e contendo nos fundos uma adega.
Em janeiro de 1848 a família notou o surgimento na casa dos primeiros raps (pancadas), que consistiam em ruídos de arranhadura, às vezes de simples batidas, outras semelhantes ao arrastar de móveis, os quais eram ouvidos no teto, no soalho e nas paredes.
Os raps tornaram-se habituais na casa e foram se intensificando de tal modo que, ao chegar o dia 31 de março, a família já não conseguia suportá-los, visto que em algumas noites as próprias camas das meninas foram postas a tremer e elas, por medo, acabaram indo dormir com os pais.
Numa sexta - 31 de março de 1848 - a família recolheu-se mais cedo e ainda não eram 7 horas da noite quando os barulhos começaram. Kate, a mais jovem, resolveu então, entre nervosa e medrosa, propor ao agente invisível que produzia aquele incômodo: “Senhor Pé Rachado, faça o que eu faço”, e bateu palmas. Imediatamente seguiu-se a resposta, com o mesmo número de pancadas. Quando Kate parou, o som parou. Margareth pediu então, brincando: “Agora faça exatamente como eu. Conte um, dois, três, quatro” e batia palmas enquanto falava. Os ruídos se produziram como antes, repetindo suas palmadas. A menina teve, contudo, medo de prosseguir, mas Kate disse, em sua simplicidade infantil: “Oh! mamãe, eu já sei o que é. Amanhã é primeiro de abril e alguém quer nos pregar uma mentira”.

Embora de formação metodista, Kate e Margareth Fox eram
excelentes médiuns

A mãe, curiosa com o rumo dos acontecimentos, resolveu então fazer um teste.  “Pedi - disse ela - que fossem indicadas as idades de meus filhos, sucessivamente. Instantaneamente foi dada a exata idade de cada um, fazendo uma pausa de um para o outro, a fim de os separar, até o sétimo, depois do que se fez uma pausa maior e três batidas mais fortes foram dadas, correspondendo à idade do menor, que havia morrido. Então perguntei: - É um ser humano que me responde tão corretamente? Não houve resposta. Perguntei: - É um espírito? Se for, dê duas batidas. Duas batidas foram ouvidas assim que fiz o pedido. Então eu disse: - Se foi um espírito assassinado, dê duas batidas. Estas foram dadas instantaneamente, produzindo um tremor na casa. Perguntei: - Foi assassinado nesta casa? A resposta foi como a precedente.”
O relato acima mostra como se iniciou aquilo que Conan Doyle chamaria mais tarde de invasão espiritual, um movimento organizado pelos Espíritos com um propósito declarado: o advento do chamado Moderno Espiritualismo, nome com que o Espiritismo foi inicialmente designado, especialmente nos países de língua inglesa.
A família Fox professava a religião metodista, mas, comprovando que a faculdade mediúnica independe de crença, de lugar e de época, Kate e Margareth, as meninas da família, revelaram-se excelentes mé­diuns.
As manifestações ruidosas na casa do Sr. John Fox foram produzidas pelo Espírito de um mascate chamado Charles Rosma, que fora assassinado anos atrás naquela casa. Rosma indicou até mesmo o motivo do crime e onde seu corpo fora sepultado.
Na noite do primeiro diálogo com esse Espírito, Isaac Post, um dos moradores do vilarejo, teve a ideia de nomear em voz alta as letras do alfabeto, pedindo ao Espírito que batesse uma pancada quando a letra entrasse na composição das palavras. Desde esse dia ficou descoberta a telegrafia espiritual, processo que, com pequenas variações, seria aplicado no fenômeno das mesas girantes, e foi graças a ele que Charles Rosma pôde relatar sua breve história.
Submetidas a uma demonstração pública em Rochester,  as médiuns apresentaram-se em três ocasiões no Corinthian-Hall, o maior salão da cidade, comprovando de maneira cabal a realidade das manifestações. Perseguições, porém, se seguiram às reuniões de Rochester, fazendo com que mais adeptos fossem angariados para as ideias nascentes. Eis por que, já em 1850, se contavam aos milhares os espíritas nos Estados Unidos.

A notícia chegou logo à Europa e nove anos depois nascia a
Doutrina Espírita

Das pancadas em paredes e soalhos, os sons passaram a ouvir-se em mesas, que indicavam, por meio de pancadas, as letras que deveriam compor as palavras ditadas pelos Espíritos. Daí às mesas girantes foi um passo, conduzindo à nova crença homens de reconhecida autoridade moral e intelectual, a tal ponto que, em 1854, uma petição apoiada por quinze mil assinaturas pediu ao Congresso americano nomeasse uma Comissão para investigar os fatos.
A relevância dos acontecimentos pode ser assinalada pela sua ressonância na esfera científica, visto que os fatos atraíram o inte­resse de pesquisadores de alto nível cultural. Entre os sábios convertidos ao novo espiritualismo, podemos citar uma das personagens mais célebres da magistratura: o juiz Edmonds, do Supremo Tribunal do Distrito de Nova York, cuja conversão causou grande rumor no país e atraiu contra ele uma multidão de invectivas dos jornais evangélicos e profanos, aos quais o juiz Edmonds respondeu com o livro “Spirit Manifestation”, no qual relata como se deu sua conversão ao Espiritismo.
Outra conversão que produziu grande impacto na América foi a do célebre professor Robert Hare, da Universidade da Pensilvânia, autor do livro “Experimental Investigation of the Spirit Manifestation”, publicado em 1856, que teve ruidoso êxito e produziu efeito ainda mais considerável do que o livro do juiz Edmonds.
Um dos últimos convertidos, entre os grandes vultos americanos, foi Robert Dale Owen, que gozava simultaneamente da reputação de sábio e escritor na língua inglesa. Owen publicou na Filadélfia, em 1877, um importante livro intitulado “Região em Litígio entre este Mundo e o Outro”. 
Evidentemente, a notícia dos fatos de Hydesville logo chegou à Europa, onde os fenômenos tomaram outra forma, surgindo então as chamadas mesas girantes, que despertaram a atenção do professor Hippolyte Léon Denizard Rivail para o estudo atento das manifestações espíritas, fato que acabou resultando na codificação da Doutrina Espírita.
Os processos de comunicação, sugeridos pelos próprios Espíritos, ganharam depois outra forma:  uma prancheta triangular dotada de rodinhas, com um lápis preso a uma das pernas, podia escrever com rapidez as mensagens. Mais tarde, percebeu-se que a prancheta era desnecessária, surgindo assim a psicografia direta, chamada então de escrita mecânica ou automática, porque o médium não tinha consciência daquilo que sua mão escrevia.
Estavam criadas, pois, as condições para o advento da Doutrina Espírita, fato que se concretizou nove anos depois da eclosão dos fenômenos de Hydesville, com a publicação no dia 18 de abril de 1857 em Paris, França, da obra intitulada “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, pseudônimo usado pelo professor Rivail nessa e nas demais obras que publicou de 1858 a 1868.




Nenhum comentário:

Postar um comentário