quinta-feira, 28 de março de 2013

Pílulas gramaticais (44)


Dá-se o nome de artigo, na linguagem gramatical, à palavra variável que precede o substantivo, indicando-lhe o gênero e o número.
É definido - o, a, os, as - quando se aplica a um ser determinado dentre outros da mesma espécie: Já comprei o presente (i. e., determinado presente) que você me pediu; e indefinido - um, uma, uns, umas - quando se refere a um ser qualquer dentre outros da mesma espécie: Comprei um presente para você.  
Há palavras que ora exigem artigo definido, ora o rejeitam.
A palavra “casa” é uma delas. Se a usarmos isoladamente, sem nenhum complemento que a modifique, não se usará artigo.
Exemplos:
- O rapaz pediu ajuda de casa em casa.
- Estive em casa o dia todo.
- Gosto de ficar em casa.
- De casa, pode deixar, telefonarei.
- Vou ao jogo, mas passarei por casa antes.
- Ficar em casa, sozinho, é muito bom em determinadas ocasiões.
Acompanhada de um complemento que a modifique, a palavra será precedida de artigo.
Exemplos:
- Estive na casa de meus pais o dia todo. (E não: “Estive em casa de meus pais...”)
- O rapaz pediu ajuda na casa do vizinho.
- Da casa de meu avô, pode deixar, telefonarei.
- A reunião será na casa da Paula.
- Vou ao jogo, mas passarei pela casa de minha namorada antes.
- Ficar na casa de vovó é algo que me alegra muito.

*

Chassi, piloti e croqui escrevem-se assim mesmo, no singular. Eis a forma plural dos três vocábulos: chassis, pilotis e croquis.
Desse modo, diremos:
- Veja pra mim o croqui do apartamento.
- Consiga para mim os croquis de todas as unidades do prédio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário