quarta-feira, 6 de março de 2013

Todo propósito tem sua consequência


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR

De perninhas para o ar, estava um besouro no chão da sala. Parecia de pilha; as perninhas, apavoradas, se mexiam sem parar. Pobrezinho!
Com um pedaço de papel, peguei-o e, já desvirado, coloquei-o no quintal, lugar amplo e mais confortável. Algo curioso acontecia; ele vinha em minha direção, eu afastava, mas lá vinha ele, até que parou e observou para, então, seguir o melhor caminho para sua vida. E iniciou a nova caminhada.
Independente da criatura, ela sabe reconhecer a proteção e o bem.
Conforme ele desaparecia pela relva verdinha e curta, comecei a pensar naqueles segundos passados com o pequenino.
No momento inicial, estava ele tão desesperado, querendo ajuda; tão inofensivo e necessitado. Com tanta facilidade pude ajudá-lo, possibilitando-lhe outra oportunidade para a retomada de suas realizações. Esse ato de grande simplicidade permitiu ao pequeno inseto, um tempo a mais para viver, construir, estar por aqui.
As singelas atitudes em prol do bem-estar transformam o desconforto, a dor em acontecimentos mais positivos e agradáveis. A ocorrência infeliz pode não ser conosco, no entanto, não é impedimento de ajuda para o espectador do momento. Nunca se sabe do amanhã. O infortúnio pode visitar qualquer um de nós.
Todos precisamos de ajuda, mas também podemos cooperar para que os semelhantes sejam amparados. Sem falar na boa energia e vibração que geramos quando fazemos algo benéfico e este, naturalmente, se expande. Toda ação implica uma reação.
Não importa a proporção da ajuda, importa, sim, o desprendimento para enxergar o que se passa ao redor e querer, com sentimento fraterno, auxiliar quem necessita.
Quando voltei dos meus vivos pensamentos, não avistei mais o besourinho. Deveras, ele já havia recobrado a sua liberdade para mais um pouco conhecer e aprender.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/


Um comentário:

  1. Boa noite prezado Astolfo Olegário de Oliveira Filho, extensivo a Cinthia Cortegoso. Eu agradeço pelo belíssimo texto bchego pensar de Cinthia ser poéta, acertei? Gosto de ler os textos tenho tido oportunidade por meio do seu Blog ouvindo música e o faço no tempo e fico emocionado. Portanto eu os parabenizo. Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir