sexta-feira, 12 de abril de 2013

Por que viemos ao mundo?


Qual é a finalidade de nossa existência? 
Por que estamos aqui neste mundo tão confuso em que há tantas desigualdades, doenças, guerras e catástrofes?
Estas são perguntas comuns às pessoas e – importante é que se diga – interessaram também a Allan Kardec, constituindo um dos temas mais relevantes tratados na principal obra da Doutrina Espírita – O Livro dos Espíritos – cujo aniversário de lançamento se comemora no próximo dia 18 de abril.
Diz a questão 132 da obra referida:
Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos?
“Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é expiação; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal: nisso é que está a expiação.
“Visa ainda outro fim a encarnação: o de pôr o Espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da criação. Para executá-la é que, em cada mundo, toma o Espírito um instrumento, de harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de aí cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. É assim que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta.”
Respondendo, assim, à pergunta inicial, podemos afirmar com segurança, apoiados no ensinamento espírita, que viemos ao globo para progredirmos e, progredindo, avançar um pouco mais no caminho que nos levará à perfeição.
Nossa presença no planeta tem, no entanto, uma segunda finalidade, que é participarmos da obra da criação, fazendo a parte que nos cabe.
Verifica-se, desta forma, que a ação dos seres corpóreos é necessária à marcha do Universo. Deus, no entanto, em sua sabedoria, quis que nessa mesma ação encontrassem eles um meio de progredir e de se aproximarem dele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário