terça-feira, 25 de junho de 2013

O Senhor, diz Moisés, é um Deus misericordioso

Realizamos nesta noite mais uma etapa do estudo metódico e sequencial do Deuteronômio, livro que integra o chamado Pentateuco Mosaico. O estudo é realizado semanalmente no Centro Espírita Nosso Lar, em Londrina, na terça-feira à noite e na quinta-feira à tarde.

Foram quatro as questões propostas para debate:

1. Que recomendação especial fez Moisés no final do seu primeiro discurso?
2. Que recado especial o Senhor enviou aos filhos de Israel?
3. Onde e como Moisés recebeu os Dez Mandamentos?
4. Os Dez Mandamentos ficaram de algum modo registrados?

*

Depois de rápido debate acerca das questões citadas, fez-se o estudo da noite e, no final, foram apresentadas e comentadas as respostas dadas às perguntas propostas.

Ei-las:

1. Que recomendação especial fez Moisés no final do seu primeiro discurso?

Moisés exortou os filhos de Israel a observar os preceitos e os juízos que lhes haviam sido ensinados, para que, observando-os, pudessem viver e possuir a terra que o Senhor lhes daria.  Advertiu-os a não ajuntar nem tirar nada às palavras que ele lhes dissera. Lembrou-os do que o Senhor fizera aos adoradores de Beelfegor, e asseverou que nenhuma outra nação havia tão grande que tivesse deuses tão próximos a si, como Deus estava presente a todas as suas deprecações. Pediu-lhes ensinassem aos filhos e netos as coisas que eles haviam visto e ouvido, desde os fenômenos em Horeb, quando o Senhor lhes falou do meio da chama, mostrando o seu pacto e as dez palavras, que escreveu em duas tábuas de pedra. Exortou-os, assim, a observar os mandamentos e a não fazer imagem alguma de escultura para ser adorada, numa referência direta à proibição do culto aos ídolos. (Dt., 4:1-24.)

2. Que recado especial o Senhor enviou aos filhos de Israel?

Primeiro: não toleraria qualquer culto ou adoração de imagens. Se isso acontecesse, eles não habitariam por muito tempo a terra prometida, porque o Senhor os destruiria, espalhando-os por todos os povos e pelas nações, onde acabariam servindo a deuses fabricados pela mão de homens, feitos de pau e de pedra, os quais não veem, nem ouvem, nem comem, nem cheiram. Segundo: quando buscassem ao Senhor, seu Deus, achá-lo-iam, contanto que o buscassem de todo o coração e de toda a alma, porque o Senhor é um Deus misericordioso, que não os deixaria nem os extinguiria inteiramente, nem se esqueceria do pacto que jurou a seus pais. Dito isso, Moisés asseverou que o sucesso dos israelitas na terra prometida estaria ligado diretamente à observância dos preceitos e dos mandamentos que o Senhor lhes prescrevera por seu intermédio. (Dt., 4:25-49.)

3. Onde e como Moisés recebeu os Dez Mandamentos?

Foi no monte Sinai que o Senhor lhe disse, face a face, no monte, do meio do fogo, as palavras que contêm os Dez Mandamentos. A aliança com o povo israelita fora firmada anteriormente em Horeb. (Dt., 5:1 a 21.)

4. Os Dez Mandamentos ficaram de algum modo registrados?

Sim. Pronunciados pelo Senhor a toda a multidão no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridade, com uma voz forte, sem ajuntar mais nada, os Dez Mandamentos foram depois escritos pelo Senhor em duas tábuas de pedra, que, ato contínuo, entregou a Moisés.  (Dt., 5:22 a 33.)

*

Na próxima terça-feira apresentaremos aqui o resumo do estudo realizado, para que o leitor, caso queira, possa acompanhar o desenvolvimento de nossas reuniões.




Nenhum comentário:

Postar um comentário