quinta-feira, 27 de junho de 2013

Pílulas gramaticais (57)

Examine as frases abaixo:

1. É capaz que chova amanhã.
2. O policial exorbitou-se de sua função.
3. A bola de neve cresceu e aumentou muito de tamanho.
4. Ela acenou a mão para mim.
5. Meu amigo sai com cada uma.
6. Já pedi a ele que largue do meu pé.
7. É preciso, em alguns casos, adotar a prova dos nove.
8. O João é médium e sua mulher também: ela é média.

Em todas elas há erro. Ei-las devidamente corrigidas:

1. É provável que chova amanhã.
2. O policial exorbitou de sua função.
3. A bola de neve cresceu e aumentou muito em tamanho.
4. Ela acenou com a mão para mim.
5. Meu amigo sai-se com cada uma.
6. Já pedi a ele que largue o meu pé.
7. É preciso, em alguns casos, adotar a prova dos noves.
8. O João é médium e sua mulher também: ela é médium.

*

Embora semelhantes, os vocábulos insipiente e incipiente têm significados diferentes.
Insipiente significa: ignorante, não sapiente, desassisado, insensato, sem cautela; imprudente.
Incipiente significa: iniciante, principiante, que está no começo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário