quarta-feira, 12 de junho de 2013

Planeta azul


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR 

Aurora boreal. Até mesmo o nome é encantador.
Certo dia, ainda criança, alguém me mostrou uma foto da aurora boreal. Foi amor à primeira vista. As cores se entrelaçavam e se transformavam na maior corrente energética a qual havia visto até o momento.
Outra vez na escola, a professora nos apresentou as nuvens Mammatus; elas pareciam bolsas ou pingentes enormes pendurados no céu e ainda com uma teoria de que essas nuvens eram compostas de gelo ou água de hidrometeoros. Quanta novidade!
Como não se encantar com o nosso Planeta, ou seja, como não perceber tantos tesouros naturais? E a vida sempre nos surpreende.
A surpresa de um dia após o outro; a maravilha de poder se aprimorar a cada novo tempo; o fascínio de conhecer formas inusitadas jamais pensadas; rios cuja água parece tinta vermelha; árvores com formatos de cogumelos; arquipélagos desenhados minuciosamente e coloridos com a liberdade da imaginação.
Há ainda as pedras de muitos quilos que se movem por determinado deserto; há as flores espalhadas que não se pode querer inventar; há os animais e insetos que pisam a superfície, voam pelos ares, que se refugiam na terra, na água, em seu habitat.
É impossível descrever e enumerar o maravilhoso conjunto que forma o Planeta. E como o que mais nos agrada se deixa para o final, então, agora quero citar o tão fantástico habitante da Terra: o ser humano.
Ser capaz de entender, de fazer, de amar, de edificar, de amparar, de sobreviver, de alegrar, de aprender, de instruir... de viver.
Também é capaz de fazer todo o contrário, mas como de um filho se espera sempre o melhor, o Planeta também espera do seu “filho” a mais adequada conduta para a continuação de ambos.
Há sempre um novo meio de refazer a vida, de redecorá-la. Para isso é necessário compreender que a Terra, agora, é o nosso lar.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário