quinta-feira, 11 de julho de 2013

Pílulas gramaticais (59)

Leia os textos abaixo e veja se há neles algum erro:

1. Durante a discussão, o professor não interviu uma única vez.
2. Elza foi a Itália, mas não a Milão.
3. Não se dá esmolas a quem disso não precisa.
4. O rapaz estudou muito e, porisso, não encontrou dificuldade na prova.
5. Jovem mau criado não inspira confiança.
6. Meu irmão deu-me um romance para mim ler.
7. Comunico a Vossa Senhoria que vosso pedido foi deferido.
8. A sociedade lusa-brasileira busca a unidade linguística.

Todos os textos contêm erro. Ei-los agora depois de corrigidos:

1. Durante a discussão, o professor não interveio uma única vez.
2. Elza foi à Itália, mas não a Milão.
3. Não se dão esmolas a quem disso não precisa.
4. O rapaz estudou muito e, por isso, não encontrou dificuldade na prova.
5. Jovem malcriado não inspira confiança.
6. Meu irmão deu-me um romance para eu ler.
7. Comunico a Vossa Senhoria que seu pedido foi deferido.
8. A sociedade luso-brasileira busca a unidade linguística.

*

Mandado de segurança é assim que se escreve; não é mandato de segurança.
Mandato significa procuração, delegação, missão, incumbência, poder político outorgado pelo povo a um cidadão para que governe ou o represente.
Mandado de segurança é o nome que se dá à garantia constitucional que tem por fim proteger direito individual líquido e certo, não amparado por habeas corpus, contra ilegalidade ou abuso de poder, seja qual for a autoridade que os cometa. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário