quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Aos pais de ontem, de agora e do futuro

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR  

(Este texto é dedicado aos pais, queridos irmãos
em busca do progresso e aprimoramento.)

Na maioria dos casos, a figura paterna é a luz que enlaça com segurança, é o amor de um jeito mais contido a preencher o universo do filho, é a palavra decisiva para novos e melhores rumos, é a paciência um pouco mais reduzida, no entanto, existente para as orientações necessárias.
Quando se fala a palavra “pai”, ressoa a firmeza no ser falante, e no ouvinte, a satisfação de ter um outro ser que precisa; que copia; que tem o seu herói não só na ficção de livros e filmes, mas em casa, ao seu lado.
Sabe-se que nem todos os pais ainda conquistaram as características paternais supremas, porém se sabe também que, aos poucos, todos as conquistarão.
Esse pai é o irmão que está no mesmo regaço familiar para aprender, desenvolver, resgatar, amar, perdoar e ser perdoado; o pai de cada lar é o próprio para aquele núcleo. Em tempo algum se existiu o acaso, mas sempre existirão as verdadeiras razões a se seguirem.
O Pai do alto, luz incomparável, sublime e amorosa, nos felicita com todo ensinamento para um percurso mais leve e proveitoso iniciando sempre na família que nos recebeu e nos aceitou, com a qual nos comprometemos.
“Abraçai-vos como irmãos que sois.” E meu pai, neste tempo, é o irmão que tanto amo, respeito e admiro; é a decisão perante minha indecisão e inexperiência; é a alegria de quando, a casa, retorno, o forte abraço dou e recebo... é simplesmente e totalmente meu pai nesta caminhada.
Que os filhos compreendam o valioso lugar de seu pai; que preservem a tolerância diante das opiniões um pouco distintas; que respeitem a atual hierarquia de um lar; que relevem os possíveis equívocos cometidos pelo patriarca e busquem a compreensão por meio da luz terna do alto; que amem imensamente, sem a exclusiva preocupação de só amar se antes forem amados; aliás, como deveria ser em todo encontro de almas... de espíritos.
O filho compreenderá o pai quando aquele se tornar este. A cada um é dada a oportunidade de crescimento. Vários são os papéis imprescindíveis para a lapidação real.
Hoje estamos filhos, e hoje os pais estão pais. Que Deus, nosso Pai e Criador, ampare todos os pais deste tempo e os que o serão no futuro.
E que os filhos de agora o enxerguem como o irmão da jornada espiritual no papel de pai e possam senti-lo com amor, respeito e entendimento precisos, pois o pai de agora pode vir a ser o filho do lar que hoje nos recebe.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário