sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Educar a criança é preparar o cidadão do futuro

Uma leitora de Belo Horizonte nos pergunta se é verdade que a adolescência é o período mais importante na existência de uma pessoa.
Não é verdade; pelo menos essa relevância da adolescência em relação aos demais períodos da existência humana não é afirmada, ao que nos consta, por nenhum autor espírita sério.
E não poderia ser diferente, visto que todos os períodos na vida de uma pessoa são importantes. É isso que Emmanuel disse, a respeito da infância e da juventude.
Eis as palavras do conhecido instrutor espiritual:
“A juventude pode ser comparada a esperançosa saída de um barco para viagem importante. A infância foi a preparação, a velhice será a chegada ao porto. Todas as fases requisitam as lições dos marinheiros experientes, aprendendo-se a organizar e a terminar a viagem com êxito desejável”. (Caminho, Verdade e Vida, cap. CLI, obra psicografada por Francisco Cândido Xavier.)
O êxito de uma existência está muitas vezes relacionado ao que ocorreu com a pessoa quando criança. A base moral, tanto quanto a base intelectual, se forma nessa fase, que Emmanuel chama de preparação.
Um menino que não aprendeu as noções elementares da matemática, por exemplo, terá imensas dificuldades na adolescência. Falta-lhe, como dizemos comumente, base.
O mesmo se dá com relação à educação do ser como um todo, lembrando-nos aqui de que educação é o conjunto dos hábitos adquiridos. É por isso que o ditado popular nos diz que “educação vem do berço”.
Educar as crianças, desde a fase uterina, é preparar o cidadão de amanhã, razão por que no Espiritismo se tem dada tanta ênfase à chamada evangelização da infância.



Nenhum comentário:

Postar um comentário