domingo, 18 de agosto de 2013

Spray para afastar os maus Espíritos: uma nova tolice


   Uma notícia sem nenhum fundamento associou o nome de conhecido pastor evangélico ao lançamento e venda de um spray capaz de afastar os maus Espíritos. Segundo a versão postada na internet, o produto – designado jocosamente de Mata Capeta – teria a fantástica propriedade de remover o diabo do couro das pessoas (sic).
Há, como sabemos, de tudo na internet. Alguns sites, a exemplo do G17 - http://www.g17.com.br -, deixam bem visível a informação de que não têm compromisso com a verdade e seu objetivo é tão somente o humor.
No caso em tela, parece que o fato tem relação com a posição do conhecido pastor a respeito das uniões homoafetivas, que ele e muitos religiosos não conseguem admitir. Visando a denegri-lo, associou-se seu nome a essa tolice batizada de Mata Capeta que foi logo difundida por diversos sites na rede mundial de computadores.
É evidente que, se as práticas próprias do exorcismo perderam há muito a credibilidade, seria ingenuidade pensar que pudesse ser inventado pelos homens um repelente para os chamados maus Espíritos.
Temas relacionados com a ação malévola dos Espíritos têm sido, vez por outra, objeto de cartas enviadas por leitores à redação da revista “O Consolador”. Numa de suas edições, na seção de Cartas, uma leitora indagou: “O que fazer quando nos encontramos emacumbados?”
A palavra emacumbado não é registrada pelos dicionários que conhecemos. Provavelmente a leitora estivesse querendo referir-se à influenciação espiritual negativa e, nesse caso, obter informações de como proceder para disso ficar livre.
O tema obsessão espiritual tem sido examinado na imprensa espírita em inúmeras oportunidades, e em todas elas jamais se disse que se trata de algo simples cujo tratamento não exige cuidados e perseverança. Não seria, pois, um simples spray  – caso tal produto fosse inventado –  a solução mágica para um problema que requer muito mais dos indivíduos nele envolvidos, encarnados ou não.
Para neutralizar a influência dos maus Espíritos é necessário, conforme ensina a questão 469 d´O Livro dos Espíritos, fazer o bem e colocar toda a nossa confiança em Deus. “Guardai-vos – acrescentou o benfeitor espiritual que respondeu a essa questão – de atender às sugestões dos Espíritos que vos suscitam os maus pensamentos, que sopram a discórdia entre vós outros e que vos insuflam as paixões más. Desconfiai, especialmente, dos que vos exaltam o orgulho, pois que esses vos assaltam pelo ladro fraco.”
Se o processo obsessivo estiver instalado, outras medidas se tornarão necessárias, mas, segundo aprendemos no Espiritismo, a tarefa se torna mais fácil quando o obsidiado, compreendendo a situação, procura auxiliar com sua vontade e com suas preces a tarefa em curso.
Quanto ao exorcismo, sua ineficácia já foi demonstrada em mais de uma oportunidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário