quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Quem se julga mais que seu irmão é insensato

Continuamos ontem à noite no Centro Espírita Nosso Lar, de Londrina, o estudo sequencial da Revue Spirite de 1858, periódico mensal fundado e redigido por Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo. O estudo realiza-se semanalmente, em dois horários: na terça-feira (18h30) e na quinta-feira (14h30).

Eis as quatro questões propostas para debate na reunião de ontem:

1. Que diz a Revue sobre o planeta Júpiter?
2. Que é que Mehemet-Ali, ex-paxá e considerado o verdadeiro criador do Egito moderno, disse sobre Maomé?
3. É lento ou rápido o desprendimento da alma depois da morte do corpo?
4. Que diz São Luís a respeito do orgulho?

*

Depois de ligeiro debate em torno das questões acima, foi lido e estudado o texto-base, sendo apresentadas ao final as respostas dadas às perguntas propostas.

Ei-las:

1. Que diz a Revue sobre o planeta Júpiter?

Atribuídas ao Espírito de Bernard Palissy, que foi na Terra célebre oleiro no século XVI, eis de forma sintética as revelações sobre Júpiter:
a) a temperatura ali é suave e temperada, a água é mais etérea e uma espécie de luz espiritual é que ilumina o planeta.
b) a conformação física de seus habitantes é igual à nossa, mas a base da alimentação é puramente vegetal.
c) a existência física no planeta equivale, em média, a cinco séculos.
d) as principais ocupações dos homens de Júpiter são o encorajamento dos Espíritos que habitam os mundos inferiores, a fim de que perseverem no bom caminho.
e) não há em Júpiter infortúnios a serem aliviados e seus habitantes pertencem à segunda ordem – todos são bons, mas uns são mais adiantados que outros na perfeição. (Revue Spirite, pp. 114 a 118.)

2. Que é que Mehemet-Ali, ex-paxá e considerado o verdadeiro criador do Egito moderno, disse sobre Maomé?

Segundo o Espírito do mencionado ex-paxá do Egito, Maomé teve uma missão divina, mas a desvirtuou. Acrescentou em sua comunicação o grande governante egípcio: "Qual o povo que foi regenerado por Maomé? A religião cristã saiu pura das mãos de Deus; a maometana é obra de um homem". (Revue Spirite, pp. 120 e 121.)

3. É lento ou rápido o desprendimento da alma depois da morte do corpo?

Os laços que unem alma e corpo não se rompem de súbito pela morte. A duração desse desprendimento varia conforme os indivíduos. Em alguns, opera-se em três ou quatro dias, ao passo que noutros não se completa senão ao cabo de vários meses. (Revue Spirite, pág. 129.)

4. Que diz São Luís a respeito do orgulho?

O orgulho é, no dizer do Espírito de São Luís, semelhante ao joio que afoga o bom grão. Quem se julga mais que seu irmão é insensato. Após ter dito isso, o instrutor espiritual advertiu: "Soberbo, humilha-te; porque a mão do Senhor curvará o teu orgulho até a poeira! Tuas riquezas e tuas grandezas, vaidades do nada, escaparão de tuas mãos quando vier o grande dia. Não levarás de tuas riquezas mais que as tábuas do esquife; e os títulos gravados na lápide funerária serão palavras vazias de sentido." (Revue Spirite, pp. 137 e 138.) 

*

Na próxima quarta-feira publicaremos neste blog o resumo do estudo realizado, para que o leitor, desde que o queira, possa acompanhar o desenvolvimento de nossas reuniões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário