quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Os arrastamentos que sofremos são irresistíveis?

Demos sequência ontem à noite, no Centro Espírita Nosso Lar, de Londrina-PR, ao estudo sequencial da Revue Spirite de 1858, periódico mensal fundado e redigido por Allan Kardec. O estudo é realizado semanalmente, em dois horários: na terça-feira (18h30) e na quinta-feira (14h30). A duração de cada reunião é de 70 minutos.

Eis as questões propostas para debate na reunião de ontem:

1. Os arrastamentos que sofremos são irresistíveis?
2. Kardec era avesso às polêmicas?
3. Há diferença entre a metempsicose e a doutrina da reencarnação?
4. Como surgiu no contexto espírita o ensinamento sobre a reencarnação?

*

Depois de rápido debate em torno das questões acima, foi lido e estudado o texto-base, sendo apresentadas ao final as respostas dadas às perguntas propostas.

Ei-las:

1. Os arrastamentos que sofremos são irresistíveis?

Não. Claro que nem sempre aquilo que dizemos vem de nós e, frequentemente, nossos atos são consequência de pensamentos que nos são sugeridos. Mas a doutrina espírita admite, no homem, o livre-arbítrio em toda a sua plenitude. Assim, segundo o Espiritismo, não há arrastamentos irresistíveis: o homem pode sempre fechar os ouvidos à voz oculta que o solicita para o mal. (Revue Spirite de 1858, pp. 293 e 294.)

2. Kardec era avesso às polêmicas?

Sim e não. Há um gênero de polêmica do qual ele disse que sempre se afastaria: a que pode degenerar em personalismo. Contudo, tornou claro que jamais recuaria a uma polêmica que tivesse por objetivo a discussão séria dos princípios espíritas. (Obra citada, pág. 305.)

3. Há diferença entre a metempsicose e a doutrina da reencarnação?

Sim. Existe entre a metempsicose dos antigos e a moderna doutrina da reencarnação esta grande diferença: os Espíritos repelem de modo absoluto a transmigração dos homens nos animais e vice-versa. (Obra citada, pág. 307.)

4. Como surgiu no contexto espírita o ensinamento sobre a reencarnação?

Kardec diz que a reencarnação não foi ensinada somente a ele, mas foi ventilada em muitos lugares, na França e no estrangeiro: Alemanha, Holanda, Rússia etc. e isto mesmo antes d' O Livro dos Espíritos. Desde que se entregou ao Espiritismo, o Codificador afirma ter obtido comunicações de mais de 50 médiuns e que, em nenhum caso, os Espíritos se desmentiram nesse ponto. (Obra citada, pág. 308.)

*

Na quarta-feira da próxima semana publicaremos aqui a síntese do estudo realizado, para que o leitor, caso o queira, possa acompanhar o desenvolvimento de nossas reuniões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário