quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Pílulas gramaticais (75)

Você sabe o que significa a expressão elefante branco?
A expressão é geralmente usada para designar uma coisa de pouca ou nenhuma importância prática e também o presente que, não sendo mau, dá muito trabalho, muita importunação.
A propósito da palavra elefante é bom lembrar que o feminino de elefante é elefanta. Não é correto usar no caso o feminino elefoa.
Há no mundo atual três espécies de elefante, duas africanas e uma asiática. O elefante africano é mais alto e raramente domesticável. Já o elefante asiático, por ser facilmente domesticável, é usado em trabalhos florestais.
Em seu livro Evolução em Dois Mundos, 2ª parte, cap. 18, André Luiz (Espírito) indica o elefante e o gato, o cão e o macaco, o muar e o cavalo como sendo os animais superiores mais amplamente dotados de riqueza mental, como introdução ao pensamento contínuo. Mas ressalva que existem ideias-fragmentos de determinado sentido mais avançadas em certos animais que em outros, o que torna difícil afirmar qual, dentre eles, é o detentor de mais dilatadas ideias-fragmentos ou, popularmente falando, mais “inteligente”.

*

Muito usado em nossas conversas, é preciso cuidado com o verbo intervir, devido à sua conjugação irregular, que segue as formas verbais do verbo vir.
Eis as formas verbais do indicativo:
Presente: intervenho, intervéns, intervém; intervimos, intervindes, intervêm.
Pretérito perfeito: intervim, intervieste, interveio; interviemos, interviestes, intervieram.
Intervindo é a forma verbal do gerúndio e também do particípio.
Exemplos:
– Você interveio no processo criminal? Sim, eu intervim.
– Nós também interviemos.
– Sabia que vocês tinham intervindo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário