sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A alma também dorme quando o corpo dorme?


Um leitor, reportando-se ao tema emancipação da alma, pergunta-nos:
· durante o sono corpóreo, a alma também dorme ao lado do corpo?
· quando a alma se afasta do corpo, como se dá a comunicação entre eles?
Os dois assuntos foram tratados com clareza por Allan Kardec, como o leitor pode conferir lendo Obras Póstumas, um livro publicado depois da desencarnação do Codificador do Espiritismo, composto por artigos e textos que ele deixara, muitos deles até então inéditos.
A resposta à primeira pergunta é: não.
Geralmente, a alma não dorme ao lado do corpo; somente o corpo repousa durante o sono corpóreo.
É claro que pode haver situações em que, em estado de perturbação ou enfermidade, a alma permaneça ao lado do corpo que dorme, mas isso é, antes, uma exceção à regra, segundo a qual a alma aproveita o repouso corporal e os momentos em que sua presença não se faz necessária, para ir a outros lugares, dando atenção a assuntos e tarefas que é preciso atender.
É dessa movimentação que resultam os chamados sonhos, que, em linhas gerais, são a recordação do que se passou durante o tempo em que o corpo repousava.
Estando a alma distante do corpo, como eles se comunicam?
Esta é uma questão interessante e, sem dúvida, importante.
Segundo aprendemos na doutrina espírita, durante a existência corpórea a alma jamais está completamente separada do corpo. Seja qual for a distância a que ela se transporte, está sempre ligada ao veículo físico por um laço fluídico que serve para chamá-la, caso sua presença se faça necessária.
Esse laço somente se desata com a morte e é a isso – a separação definitiva entre alma e corpo – que chamamos desencarnação.
Para compreender melhor a explicação, imaginemos alguém que esteja dormindo profundamente. Ocorre na casa alguma emergência e essa pessoa é sacudida, para que desperte. A sacudidela chega ao conhecimento da alma por meio desse laço fluídico e, então, ela retorna, assume o corpo físico e desperta.
Além do sono, existem outros fenômenos conhecidos de emancipação da alma durante a existência corpórea. O sonambulismo e o êxtase, a letargia e a catalepsia são alguns desses fenômenos, todos eles examinados por Allan Kardec e por diversos autores espíritas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário