quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Pílulas gramaticais (84)


Há em nossas relações diárias alguns erros fraseológicos que se repetem tanto, que fica até difícil compreender que compõem os chamados erros grosseiros no uso de nosso idioma.
Eis uma pequena lista de alguns desses erros e, entre parênteses, a frase correta:
•  Alberto é de menor. (Alberto é menor.)
•  Visitei um condomínio em que as casas são germinadas. (Visitei um condomínio em que as casas são geminadas.)
•  Minha filha ficou de recuperação. (Minha filha ficou para recuperação.)
•  Fechei o negócio e eis o resultado: saiu elas por elas. (Fechei o negócio e eis o resultado: saíram elas por elas.)
•  Faltei pouco para não explodir. (Faltou pouco para eu explodir.)
•  Estamos no aguardo das notícias. (Estamos aguardando as notícias.)
•  Fiquei fora de si. (Fiquei fora de mim.)
•  Não fui ao cinema por causa que chovia. (Não fui ao cinema porque chovia.)
•  Desse tipo de mulher, conheço umas par delas. (Desse tipo de mulher, conheço algumas delas.)
•  Na última semana o doente sofreu melhoras. (Na última semana o doente sentiu melhoras.)
•  Maria teve menas sorte que você. (Maria teve menos sorte que você.)
•  O infeliz puxava uma perna. (O infeliz puxava de uma perna.)
•  Já estou quites com a Justiça Eleitoral. (Já estou quite com a Justiça Eleitoral.)
•  Sua roupa está cheirando suor. (Sua roupa está cheirando a suor.)
•  Já demos entrada no processo. (Já demos entrada ao processo.)



Um comentário: