sexta-feira, 18 de abril de 2014

Pílulas gramaticais (99)


Leia as frases abaixo e veja se nelas existe erro:

1. Nunca me esquecerei de sua ajuda.
2. Tudo aquilo a incomodava bastante.
3. Esperamos que nos venha visitar.
4. Quando me chamaram, era muito tarde.
5. Chamou-lhe a atenção a elegância dela.
6. Em se tratando disso, podemos contar com ele.
7. Sairei agora, já que não me aceitam no emprego.
8. Aquilo parecia-me um sonho.
9. Este que fala-te nunca diz mentiras.
10. Aqui deu-se a maior tragédia da história.
11. Quando recebe-o em minha casa, fico feliz.
12. Tudo fez-se como você determinou.
13. Por este processo, teriam-se obtido melhores resultados.
14. Me levantei assim que você saiu.

*

As sete primeiras estão gramaticalmente corretas.
As frases n. 8 a 14 contêm erros de colocação pronominal.
Ei-las depois de corrigidas:

8. Aquilo me parecia um sonho.
9. Este que te fala nunca diz mentiras.
10. Aqui se deu a maior tragédia da história.
11. Quando o recebe em minha casa, fico feliz.
12. Tudo se fez como você determinou.
13. Por este processo, ter-se-iam obtido melhores resultados.
14. Levantei-me assim que você saiu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário