quinta-feira, 15 de maio de 2014

A prece é uma invocação, um ato de caridade, e nos faz muito bem


Um leitor pergunta-nos quais são o mecanismo e o objeto da prece e em que consiste a prece refratada.
A prece é, como sabemos, uma invocação mediante a qual o homem entra, pelo pensamento, em comunicação com Deus ou seus prepostos.
A prece é um ato de caridade, é um arroubo do coração. Pode ter por objeto um pedido, um agradecimento ou uma glorificação. As preces feitas a Deus são escutadas pelos Espíritos incumbidos da execução de suas vontades. As que se dirigem aos bons Espíritos são reportadas a Deus.
Quando dirigimos o pensamento para um ser qualquer, na Terra ou no espaço, de encarnado para desencarnado, ou vice-versa, uma corrente fluídica se estabelece entre um e outro, transmitindo de um ao outro o pensamento, como o ar transmite o som. O fluido universal, que preenche o espaço infinito, é o veículo do pensamento. É assim que os Espíritos ouvem a prece que lhes é dirigida e é assim que eles se comunicam entre si e nos transmitem suas ideias e inspirações.
Pela prece – ensina o Espiritismo – o homem obtém o concurso dos bons Espíritos que acorrem a sustentá-lo em suas boas resoluções e inspirar-lhe ideias sãs, adquirindo, dessa forma, a força moral necessária para vencer as dificuldades e volver ao caminho reto, se deste se afastou.
Jesus definiu claramente as qualidades da prece.
Eis, de forma resumida, o que o Mestre ensinou:
– Quando orardes, disse ele, não vos ponhais em evidência; antes, orai em secreto. Não afeteis orar muito, pois não é pela multiplicidade das palavras que sereis escutados, mas pela sinceridade delas. Antes de orardes, se tiverdes qualquer coisa contra alguém, perdoai-lhe, visto que a prece não pode ser agradável a Deus, se não parte de um coração purificado de todo sentimento contrário à caridade. Orai, enfim, com humildade, como o publicano, e não com orgulho, como o fariseu. Examinai os vossos defeitos, não as vossas qualidades, e, se vos comparardes aos outros, procurai o que há em vós de mau.

*

Com relação à prece refratada, é interessante consultar o livro Entre a Terra e o Céu, de André Luiz, psicografia de Chico Xavier, em que o assunto é tratado. Nessa obra o ministro Clarêncio explica: "A prece refratada é aquela cujo impulso luminoso teve a sua direção desviada, passando a outro objetivo".
A título de exemplo, o livro relata o caso de Evelina, uma jovem que orou à mãe desencarnada rogando proteção para o seu lar. Como a mãe não tinha condições de atender a semelhante pedido, a prece foi recebida e anotada por outra pessoa e, de imediato, encaminhada à administração da colônia Nosso Lar. Eis aí, portanto, um exemplo típico do que chamamos de prece refratada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário