terça-feira, 24 de junho de 2014

A infinitude do universo particular


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR

No coração se pode carregar o infinito e também somente um breve sentimento; também se pode viajar pelos continentes ou simplesmente se fechar num local e não mais conhecer novos lugares, nem pessoas, nem cores, nem sons, nem adquirir experiência, pois para isso é necessário viver, ainda mais, querer viver, amar viver; com o amor tudo passa a ter realmente sentido. E no universo particular se encontra tudo, como também pode estar nada.
E, indubitavelmente, o espírito é do tamanho dos seus atos e ações; palavras e sentimentos; pensamentos e intenções. E a alma, acoplada ao mundo da matéria, sobre a mesma dimensão quanto ao tamanho, é o resultado do que propaga.
Há o desejo em ser o herói, mas o vilão ainda existe; ser o professor, mas o aprendiz ainda não assimilou o conteúdo; ser o sábio, mas o incômodo da ignorância ainda perdura; ser liberto, mas a clausura das paixões o impede; amar, mas ainda não é capaz de sentir com a pureza do amor; amparar, mas muito ainda precisa ser amparado.
No entanto, a bondade divina concedeu a cada um a centelha e a qualidade de espíritos perfectíveis. Por isso, a metamorfose se dá do interior para o seu plano externo; a vontade e a decisão são atitudes imprescindíveis para a caminhada do progresso. Haverá sempre os acontecimentos para a tomada da estrada, mas o livre-arbítrio é que definirá os campos floridos ou o descampado sem verde.
E, mesmo assim, o universo particular é imenso, independe do momento, pois o estágio em que se encontra é transitório e antes ou mais tarde sua luz se irradiará para fora de si e iluminará o caminho particular, e como luz não se pode esconder acabará por aclarar os caminhos de outrem, de irmãos que já sorriem e daqueles muitos que as lágrimas ainda escorrem. Tudo sempre depende da opinião decidida, da vontade expressa, da ação concretizada no bem para a claridade do amor e ainda mais compreender que o universo particular está conectado ao universo propriamente dito, ao mundo físico e à imensidade do mundo espiritual; certamente, é a mais deslumbrante certificação do amor divino.
Somos universo particular, envolvidos, num único corpo denominado universo total.
Há a responsabilidade, há a ação e reação, há a necessidade de aprendizado e ainda a expiação, mas há a onipotência de um Pai incomparável regendo os universos que, indiscutivelmente, só almejam o amor.
E assim, há o presente de um universo particular, tão infinito e maravilhoso, no entanto, com a responsabilidade individual de seu regente que tanto deseja elevar-se e ser feliz, mas antes precisa compreender suas ações, palavras, atitudes e pensamentos para cada vez mais sentir-se leve e alçar o voo tão imaginado de seu espírito... mas o espírito isento de suas perturbações.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário