quinta-feira, 5 de junho de 2014

O alcoolismo e seu tratamento segundo o Espiritismo



Um amigo pergunta-nos: – Como o Espiritismo vê o alcoolismo e suas causas?
No meio espírita, já faz muito tempo, é conhecida a relação que existe entre o vício do alcoolismo e a obsessão.
No capítulo de abertura do livro Diálogo dos Vivos, publicado 40 anos atrás, Herculano Pires escreveu que a obsessão mundial pelo álcool, no plano humano, corresponde a um quadro apavorante de vampirismo no plano espiritual.
O fato é de fácil compreensão. A dependência do álcool prossegue além-túmulo e, como o Espírito não pode obtê-lo no plano extrafísico em que agora reside, só conseguirá satisfazer sua compulsão pela bebida associando-se a um encarnado que beba, como André Luiz mostra em sua obra psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier.
Cornélio Pires, o poeta caipira, valendo-se da mediunidade de Chico Xavier, disse certa vez a um amigo que o consultou sobre o tema: cachaça “recorda simples tomada que liga na obsessão”. E concluindo sua mensagem, vazada em trovas, afirmou: “Eis no Além o que se vê, seja a pinga como for, enfeitada ou caipira, é laço de obsessor”.
É exatamente esse vampirismo espiritual que explica o motivo de ser o alcoolismo considerado pela Organização Mundial de Saúde uma doença progressiva e incurável.
Não existe dependência alcoólica ou química sem a presença da obsessão. Devido a isso o tratamento não pode limitar-se ao uso de remédios, como é explicado, no tocante ao alcoolismo, no artigo intitulado “Alcoolismo e obsessão”, publicado na edição n. 38 da revista “O Consolador”, que sugerimos seja lido com atenção pelas pessoas que se interessarem pelo tema. Eis o link que permite acessá-lo: http://www.oconsolador.com.br/38/especial.html 
A prece, a vigilância dos pensamentos, os passes magnéticos, o cultivo do Evangelho no Lar, a laborterapia, a mudança de hábitos, eis alguns dos fatores que – ao lado dos medicamentos – poderão conduzir à cura, se a pessoa desejar realmente que isso se dê.


Nenhum comentário:

Postar um comentário