sábado, 12 de julho de 2014

A poesia mediúnica do Chico


JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

Fosse eu ministro da educação, neste país, proporia uma lei que obrigasse todas as escolas brasileiras a ensinar seus alunos a cultuar os deveres patrióticos e realizar estudos comparativos entre o que se ensina na História e o que contém a obra do irmão Humberto de Campos, psicografada por Chico Xavier, intitulada Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho.
As obras psicografadas por Chico Xavier abrangem, em geral, diversos gêneros textuais, mas seu objetivo principal foi o de comprovar nossa sobrevivência e comunicação espiritual. Elas buscam também confirmar o aspecto cristão do Espiritismo, uma religião sem sacerdócio organizado, sem oferendas, sem pagamentos de dízimos, sem paramentos e sem rituais.
Porém com o auxílio espiritual ou material, com a “oferenda” de mãos amigas, com as orações em benefício dos necessitados, com as mensagens  sobre o Evangelho e, principalmente, com a coordenação do Consolador concedido pelo Cristo, para ficar conosco... (Que aliteração!)
Sendo uma Filosofia de consequências morais, o Espiritismo é praticado pelos adeptos que desejam elevar-se espiritualmente pelo seu esforço em amar e servir. Nesse sentido, a literatura espiritual produzida mediunicamente por Chico é de uma beleza ímpar.
— Machado, quantos livros escreveu esse médium, “O maior brasileiro de todos os tempos”, segundo votação obtida em eventos televisivos?
— A produção literária desse extraordinário médium foi de 412 obras psicografadas até o ano de sua “ressurreição” entre nós, em 2002, após ter passado quase um século na carne (92 anos), com vocês.
— Meu caro Bruxo, quais são os gêneros literários psicografados pelo Chico que são mais explorados pelos espíritos comunicantes?
— Poesia, crônica, contos,  romances e cartas.
— E quais são as obras poético-mediúnicas do Chico Xavier, Bruxo do Cosme Velho?
— São tantas que vou enumerar apenas as que, numa mirada de esguelha, consegui anotar. Muitas delas foram publicadas em livros contendo também mensagens, como Antologia da paz, Antologia da caridade, Coletânea do além, Lira imortal, Somente amor, Luz no lar e vários outros. Dentre as obras mediúnicas que trazem apenas poemas, salvo uma que outra oculta aos meus olhos espirituais, cito as seguintes:
De 56 poetas brasileiros e portugueses desencarnados: Parnaso de além-túmulo (Alberto de Oliveira, Alphonsus de Guimaraens, Antero de Quental, Castro Alves, Cruz e Souza, João de Deus, Olavo Bilac, Raimundo Correia, etc. etc. etc.)
Do espírito Augusto dos Anjos: 31 poemas em Parnaso de além-túmulo, outros cinco em Antologia dos imortais e vários outros, dispersos em outras obras ou psicografados por outros médiuns, como os citados por Palhano Júnior e Silva Souza (1994).
Do espírito Cruz e Sousa: trinta poemas em Parnaso de além-túmulo, outros cinco em Antologia dos imortais...
Do espírito Maria Dolores, cinco livros: Alma e vida; Antologia da espiritualidade; Coração e vida; Dádivas de amor; Maria Dolores. A poesia dessa poetisa é de uma sensibilidade, singeleza e espiritualidade sublimes. São tantos e tão belos os seus poemas que não sabemos qual escolher para ler e refletir. Vai então a primeira estrofe deste, intitulado “Conversa com Jesus”:
Senhor! Não lastimamos tanto
Contemplar no caminho a penúria sem nome,
Porque sabemos que socorrerás
Os famintos de pão e os sedentos de paz;
Dói encontrar na vida
Os que fazem a fome.
As demais estrofes desse poema você pode ler na obra Antologia da espiritualidade, psicografada pelo Chico, que contém outros 37 poemas sublimes de Maria Dolores.
Na próxima crônica, abordarei as crônicas mediúnicas psicografadas por nosso amado Chico Xavier,
que eu, se tenho em vida conhecido;
teria lido, divulgado e crido.

REFERÊNCIAS:

MACHADO, Ubiratan. Os intelectuais e o espiritismo: de Castro Alves a Machado de Assis. 2. ed. Niterói: Publicações Lachâtre, 1996.
PALHANO JR., Lamartine; SOUZA, Dalva Silva. A imortalidade dos poetas “mortos”. Vitória (ES): Fundação Espírito-Santense de Pesquisa Espírita (FESPE),  1994.
XAVIER, Francisco Cândido; VIEIRA, Waldo. Antologia dos imortais. 4. ed. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2002.
______. Parnaso de além-túmulo. Por diversos Espíritos. 16. ed. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2002. Edição comemorativa.
______. Antologia da espiritualidade. 6. ed. Pelo Espírito Maria Dolores. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário