quinta-feira, 28 de agosto de 2014

A qualidade do Espírito determina a qualidade do seu corpo espiritual


Uma leitora perguntou-nos:
– O Espírito pode ser perfeito quando seu corpo espiritual não é perfeito?
Para entender a resposta a essa pergunta é preciso lembrar, inicialmente, que o corpo espiritual, ou perispírito, tem uma densidade, um peso específico próprio, e que a natureza do envoltório fluídico guarda sempre relação com o grau de adiantamento moral do Espírito. À condição moral do Espírito corresponde, por assim dizer, uma determinada densidade do perispírito. Maior elevação espiritual, menor densidade fluídica. Menor elevação espiritual, maior densidade, isto é, perispírito mais grosseiro, com maior condensação fluídica. É claro que, apesar de mais densos, os envoltórios fluídicos mais grosseiros continuam imponderáveis aos nossos olhos. 
No cap. XIII da obra Entre a Terra e o Céu, o ministro Clarêncio explica que o corpo espiritual é, por excelência, vibrátil e se modifica profundamente, segundo o tipo de emoção que lhe flui do âmago. Como ninguém ignora, em nosso próprio meio a máscara física altera-se na alegria ou no sofrimento, na simpatia ou na aversão. No plano espiritual, semelhantes transformações são mais rápidas e exteriorizam aspectos íntimos do ser, com facilidade e segurança, porque as moléculas do perispírito giram em mais alto padrão vibratório, com movimentos mais intensivos que as moléculas do corpo carnal. 
Os veículos perispirituais de maior peso específico chumbam os Espíritos às regiões inferiores, impossibilitando-lhes o acesso a planos mais elevados e, por isso mesmo, o ingresso em mundos de maior elevação espiritual. A acentuada densidade do perispírito de grande número de Espíritos leva-os a confundi-lo com o corpo material que utilizaram durante sua última encarnação. Esse é um dos motivos que fazem muitos Espíritos considerar-se ainda encarnados e pensar que vivem em nosso meio, na Terra, imaginando-se entregues a ocupações que lhes eram habituais.
O corpo espiritual ou perispírito dos Espíritos superiores, de reduzido peso específico, confere-lhes uma leveza que lhes permite viver em planos mais elevados e deslocar-se a outros mundos. Eles podem, evidentemente, descer aos planos inferiores e, dada a sutileza do seu envoltório, não serão percebidos pelas entidades desencarnadas inferiores.
Respondendo então à pergunta, diremos que, se o Espírito é perfeito, seu corpo espiritual, ou perispírito, também será perfeito, dada a íntima relação que existe entre um e outro.
Sobre o tema sugerimos aos interessados ler o estudo intitulado natureza e propriedades do perispírito, publicado na edição 90 da revista “O Consolador”. Eis o link que permite acessar o estudo: http://www.oconsolador.com.br/ano2/90/esde.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário