domingo, 28 de setembro de 2014

Não existem motivos para não doarmos nossos órgãos


De vez em quando as emissoras de televisão exibem depoimentos de artistas conclamando as pessoas do País a terem simpatia pelo ato de doação dos órgãos de seus entes queridos. De fato, contam-se aos milhares os que aguardam a oportunidade de receber um transplante, algo que nada custa àquele que deixa este plano em seu retorno à vida espiritual.
É conhecida no meio espírita a resposta que Chico Xavier deu certa vez a alguém que lhe perguntara se os Espíritos consideravam os transplantes uma prática contrária à lei natural. “Não”, respondeu o conhecido médium. “Eles dizem que, assim como nós aproveitamos uma peça de roupa que não tem utilidade para determinado amigo, e esse amigo, considerando a nossa penúria material, nos cede essa peça de roupa, é muito natural, ao nos desvencilharmos do corpo físico, venhamos a doar os órgãos prestantes a companheiros necessitados deles, que possam utilizá-los com segurança e proveito.”
Convém lembrar que, no início, a questão dos transplantes não foi bem assimilada pelos espiritistas. Como Allan Kardec não tratara do assunto em suas obras, as divergências a respeito não foram poucas, e é nisso que avulta a importância do que Chico Xavier disse, complementado por declarações abalizadas como a feita, à época, pelo Dr. Jorge Andréa, que, em seu livro “Psicologia Espírita”, afirmou que não há nenhuma dúvida de que, nas condições atuais da vida em que nos encontramos, os transplantes vieram para ficar e devem, por isso, ser utilizados. “A conquista da ciência – declarou Dr. Andréa – é força cósmica positiva que não deve ser relegada a posição secundária por pieguismos religiosos.”
Hoje, passados tantos anos, ninguém tem dúvida do valor dos transplantes e dos benefícios que eles trazem, não só ao receptor, mas igualmente ao doador dos órgãos.
Se alguma dúvida houvesse, o caso Wladimir, narrado por Richard Simonetti no livro “Quem tem medo da morte?”, seria suficiente para dissolvê-la. Aos que ainda não leram referida obra, lembramos que o jovem Wladimir, valendo-se da faculdade mediúnica de Chico Xavier, revelou que, mesmo em mortes traumáticas como a que ele teve – um tiro desferido no próprio peito –, a caridade da doação é largamente compensada pelas leis estabelecidas pelo Criador.
A conclusão, então, é óbvia: todos nós podemos e devemos doar os órgãos que nosso corpo não mais utilizará, finda a existência corporal. A extração de um órgão não produz reflexos traumatizantes no perispírito do doador. O que lesa o perispírito, que é o nosso corpo espiritual, são as atitudes incorretas perpetradas por nós, e não o que é feito a ele ou ao corpo por outras pessoas. Ademais, o doador é, invariavelmente, beneficiado pelas preces e pelas vibrações de gratidão e carinho que partem dos que aqui continuam, especialmente o receptor do órgão transplantado e seus familiares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário