terça-feira, 30 de setembro de 2014

No interior do coração a vida pede passagem


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR

O silêncio.
Como é maravilhoso quando a consciência está em paz. O coração, tranquilo, compassado, pulsa com os segundos do tempo em direção à eternidade. Não existe solidão, somente o silêncio para ouvir melhor a vida.
Estar consigo sem querer fugir de si, na verdade, querer estar o tempo todo consigo mesmo, pois se sabe que a melhor companhia deve ser o próprio eu. No entanto, para se alcançar esse bem-estar fundamental para o desenvolvimento, deve-se poder colher os frutos das boas sementes plantadas.
Sementes essas denominadas como as benéficas palavras, as benfazejas ações, a busca pelo conhecimento, as retas caminhadas, o amparo ao necessitado, pois do mesmo grão lançado à terra será a planta germinada no jardim da existência.
Não se está em companhia só quando em meio a tantas pessoas um coração se encontra, na verdade, nesse caso, em grande número de vezes, é que se verificam elevados graus de solidão.
O recolhimento e o silêncio são indispensáveis para a conquista do autoconhecer-se, pois com esse propósito se é capaz de observar e analisar melhor o próprio coração, dando bem menos importância às opiniões alheias. São as próprias atitudes que surtirão a consequência a se lidar.
E o momento para restauração da alma, as melhores reações no comportamento, ocorre com paz, calma e silêncio, assim sendo, a ligação com o Supremo torna-se mais acessível e eficaz; a ajuda superior é contínua, a vontade, prontificada, em recebê-la é que, muitas vezes, não está vigilante.
Não é em vão que as pessoas em busca do autoaprimoramento desejam lugares calmos e próximos à natureza, elas necessitam conhecer-se e ouvir-se, apresentar-se, até mesmo, a si mesmas, já que tantos corações nem sequer têm a consciência de quem são.
Voltar-se mais para a essência da vida, as tão simples coisas e tão valiosas para a alegria real da alma, pois só se poderá sorrir o autêntico sorriso quando a singeleza grandiosa começar a fazer parte da verdade da centelha, do sentimento que animará as boas ações e as palavras benfazejas. A vida, em sua magnitude, é composta por perfeitos liames e pela maravilhosa bondade do Criador, mas o que ocorre para surgir as dificuldades e os sofrimentos são os desequilíbrios por meio de atos e pensamentos, sensações de maldade e de egoísmo, ausência da luz do amor que ainda tanto se contabilizam no orbe terrestre, no entanto, no tempo definido, tendem a desaparecer para somente a luz iluminar a estrada da vida. Mundos em desenvolvimento que passam pelos estágios necessários para a sua depuração.
Diante de tamanha grandeza, somente com o silêncio da alma e com o seu recolhimento, aliados, à compreensão de quem é o próprio eu, que se poderá encontrar o bom caminho e caminhar de acordo com os passos e a estrada condizentes com a sabedoria e o entendimento de que no interior do próprio coração, universo íntimo em consonância com o universo total, já pulsam as notas da vida em progresso.
É por meio da aquietação e do silêncio, em atitude amorosa e positiva, que a evolução é considerada e o contato com a plenitude se intensifica para o recebimento de boas orientações, ensinamentos e compreensão da tão sublime essência da vida.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário