quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Sem a reencarnação o planeta ficaria estagnado


Uma leitora pede-nos mais informações sobre o tema reencarnação, que ela gostaria de compreender melhor.
A palavra reencarnação significa o retorno de um Espírito a uma nova existência corpórea e com objetivos bem definidos.
Para entender bem o que ela representa em nossa vida, é preciso, primeiro, explicar o que significa a palavra encarnação e qual a sua finalidade, assunto tratado na questão 132 d´O Livro dos Espíritos, em que Allan Kardec perguntou: Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos?
Os benfeitores espirituais responderam:
“Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é expiação; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal: nisso é que está a expiação. Visa ainda outro fim a encarnação: o de pôr o Espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da criação. Para executá-la é que, em cada mundo, toma o Espírito um instrumento, de harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de aí cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. É assim que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta”.
Verifica-se nessa resposta que é dupla a finalidade de uma encarnação. A primeira diz respeito ao indivíduo, cuja meta é chegar à perfeição e para isso necessita passar pela experiência encarnatória. A segunda relaciona-se com o bem coletivo e o progresso do planeta, que requer, para atingir seu objetivo, a participação daqueles que nele vivem.
O tema reencarnação apareceu primeira vez, na obra de Kardec, quando ele, considerando a precariedade de uma única existência corpórea, perguntou aos imortais: Como pode a alma acabar de se depurar?
Na questão 166 foi registrada a resposta: "Submetendo-se à prova de uma nova existência", isto é, reencarnando. Expiação, melhoramento progressivo da Humanidade, eis o objetivo das múltiplas existências corpóreas.
Alguns anos depois da publicação d´O Livro dos Espíritos, em uma comunicação obtida em 1864 na Sociedade Espírita de Sens, um amigo espiritual reafirmou que a reencarnação é fator indispensável ao progresso espiritual. Sem ela o planeta ficaria estagnado.
Mais recentemente, com o advento dos livros psicografados por Chico Xavier, recebemos novas informações sobre a importância da reencarnação na formação da família e na reconciliação de pessoas que enfrentaram problemas no passado, além de representar, em si mesma, uma estação de tratamento e cura de certas enfermidades que costumam reclamar, às vezes, várias estações sucessivas.
Vê-se, portanto, que a reencarnação, longe de ser um castigo imposto pelo Criador, é uma bênção e uma ferramenta indispensável para que possamos atingir a meta para a qual fomos criados, ou seja, a perfeição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário