terça-feira, 26 de maio de 2015

O mesmo coração em distintas situações


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR

Os bons valores nunca devem ser trocados por outros de menos valor. É muito possível vivenciar situações cujos valores do momento ainda cedem à conduta incauta propensa a deslizes e à proximidade natural de uma vibração mais perturbadora. Tudo na vida deve ser aprendizado e tudo na vida possui sua consequência.
Para o progresso, torna-se necessária a manutenção dos bons sentimentos e a persistência no caminho reto para a sua perpetuação, pois não há mais pretexto para tantas futuras reincidências em conteúdo já aprendido.
As mudanças estão presentes e as novas pessoas também, isso faz com que haja crescimento, porém, sem abrir mão dos bons valores conquistados. Viver intensamente é sentir a vida com maior possibilidade de acontecimentos, mas procurando não se equivocar. Os olhos buscam sempre o horizonte, pois se localizam à frente da face; pode-se demorar para chegar ao destino, mas, graças a Deus, isso é fato.
No entanto, todo esse processo de caminhada, desenvolvimento e experiência pode ser tão mais aprazível, basta pôr em prática o aprendizado sem nenhuma troca de postura de mais valor por outra de valor inferior.
No lugar e no tempo, a boa conduta, já conquistada, deve ser mantida. Não se deve alterá-la de acordo com companhia e situação. No palácio ou no casebre; perante um doutor ou tão humilde pessoa; ajudando o filho ou alguém desconhecido; contemplando o maior jardim de flores ou canteiro de casa; olhando com idêntica ternura para os animaizinhos de variada espécie; cumprimentando pessoas conhecidas e as nunca vistas. O que importará é a forma nobre com que se deve viver, independente do tempo, lugar ou companhia; o que contará é a boa conduta amparada pelos valores adquiridos. A pessoa e o seu tudo ou a pessoa e o seu nada.
E como é maravilhoso conviver com pessoas nobres e, o melhor, poder ser uma delas. Depende de cada atitude, de cada um, da vontade consolidada e da necessidade compreendida.
A flor é um grande exemplo da permanência de seus valores, pois sempre mantém a ternura, a leveza, a suavidade, o perfume, a beleza encantadora nos lindos jardins floridos, nos campos, nos inóspitos lugares e também nos solitários e tristes pântanos. Ela é sempre uma flor.
A mudança é necessária para a semente amadurecer, mas com a segurança de que fruto e sementinha são a mesma espécie e não se tornarão espécies diferentes; por todos, serão reconhecidos pela mesma característica.
A natureza é grande professora.
E com infinita oportunidade de melhora, a vida segue, ensina e reforça nitidamente que a sinceridade e a boa conduta são brilhantes valores no garimpo do progresso e tão preciosas ações que, depois de conquistadas, devem ser frequentes e estáveis em todo tempo, lugar e interação.
Inspirar-se na linda flor que, diante de qualquer cenário apresentado, possui a constância valiosa. Perante a vida e frente ao desenvolvimento, a inconstância dos valores só se dará pelo coração que ainda não compreendeu e por isso ainda não fortaleceu a nobre postura e vivência dos valores insubstituíveis.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/


Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário