sábado, 20 de junho de 2015

O Decálogo Divino na Atualidade


JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF  

Aproveitando o ensejo em que Joteli escreveu belo artigo sobre os Dez Mandamentos, também vou comentar o Decálogo Divino em nossos dias:

1º Mandamento: não cultueis outros deuses. Eu sou o Senhor.
Eu Sou é o Deus legítimo, é o Senhor, a quem devemos amar acima de tudo; a quem devemos louvar, pedir e agradecer por tudo o que Ele nos dá. Está nas Escrituras Sagradas.  E, se em relação ao que desejamos, Ele não quiser nos atender, agradeçamos também, pois afinal Ele é quem sabe das necessidades de cada um. Então, “Seja feita a Sua Vontade”, já nos orientava Jesus a dizer no Pai Nosso.

2º Mandamento: não falar o nome de Deus em vão.
Há poucos anos, um deputado foi filmado recebendo uma propina vultosa, para aprovar um projeto que beneficiaria determinada empreiteira. Sua confiança na proteção divina era tão grande que, após receber o dinheiro sujo, reuniu-se, como de hábito, com seus funcionários e fez uma prece de agradecimento a Deus. Tudo filmado e documentado!

3º Mandamento: santificar o dia de sábado.
Rezam as más línguas que a semana, no Congresso Nacional brasileiro, tem início na terça-feira e término na quinta. Afinal, os parlamentares precisam viajar, visitar suas bases de apoio eleitoral e descansar um pouco em praias ermas, a fim de santificar mais dias do que apenas o sábado. Diga-me, leitora, quem é de ferro nesta “pátria educadora”?
Certa vez, ouvi uma história contada por um baiano amigo, já falecido, em sua residência, na Ilha de Itaparica, na Bahia, onde nos hospedamos por uns dias. Disse à família de Joteli que precisava fazer uma churrasqueira no quintal de sua casa, para, nos fins de semana, comer uma carninha, uma linguicinha, uns coraçõezinhos de frango, etc. com os amigos.
Contratou um local para fazer o serviço, mas não deu muito certo, pois o baiano da ilha tem o hábito semelhante ao dos parlamentares. Sexta-feira não trabalha por ser véspera de fim de semana. A segunda-feira é ali chamada “dominguinho” e, portanto, a semana ainda não tem início nesse dia.
Na terça-feira, já à tarde, após espera inútil, Arlindo, nosso amigo, resolveu ir à casa do contratado, cuja esposa, ainda da porta, informou-o de que o marido estava acamado. Penalizado, Arlindo entrou no quarto do “acamado” e observou-o em sono profundo, resultado de uma noitada de “birinaites”.
Foi assim que Arlindo resolveu, ele mesmo, fazer a churrasqueira. Mas jurou-me (não precisava) que na sexta-feira o serviço ficara pronto.

4º Mandamento: honrar pai e mãe.
Houve tempo, em que pai e mãe pegavam da vara e lascavam as pernas dos filhos desobedientes. Em geral, a marca sumia após alguns dias de lembranças austeras, tais como: “Isto é para que você nunca mais desobedeça seu pai ou sua mãe”.
Atualmente, as crianças ainda nem aprenderam a falar e já sabem digitar, no i-fone, o número do posto policial mais próximo de sua residência. Quando o agente ouve o choro infantil fica tão penalizado que dá, no mínimo, uma bronca no responsável. Isso sem falar nas denúncias de vizinhos, das câmaras ocultas e das próprias crianças. É justo.

5º Mandamento: não matar.
Esse mandamento, modernamente, vem sendo seguido com tanto rigor por nossos legisladores que, por vezes, quem matar um animal incorre em crime inafiançável; mas se matar um cidadão qualquer dá para negociar uma pena alternativa. Basta contratar um bom advogado. Ah, você não tem dinheiro! A defensoria pública resolve...

6º Mandamento: não adulterar.
Senhor, explica melhor esse mandamento... Estou tão confuso...

7º Mandamento: não roubar.
Cuidado! Se você não faz parte de nenhum movimento de reivindicação social e se não é vândalo, você pode ser preso até mesmo por abuso do direito de greve, quando então o cassetete policial não respeita professores ou mesmo doutores. Quem manda estudar?

8º Mandamento: não prestar testemunho falso contra o próximo.
Essa lei só não se aplica a políticos em debates públicos para eleição ou reeleição. Quando se trata de discurso político, “faz-se o diabo” para desacreditar seu concorrente. Nesse caso, Maquiavel é estudado à exaustão, pois o importante é mentir tanto que a verdade acaba fugindo do debate, corada de vergonha. O certo, porém, é que muitos eleitores aplaudem a mentira, para não perderem os beneplácitos governamentais do político corrupto. Afinal, cada povo tem o governo que merece...

9º Mandamento: não desejar a mulher do próximo.
Esse mandamento, nos dias atuais, tem sido muito discutido e, mesmo, contestado, Senhor. Precisamos de melhores esclarecimentos...

10º Mandamento: não cobiçar coisa alguma de outrem.
O pior, nesse mandamento, é a cobiça e mesmo o assédio de quem, por estar corrompido corporal e espiritualmente, insiste em investir contra os que não aceitam seu modo de agir. A falta de escrúpulos de algumas pessoas, não somente em cobiçar o alheio, como também em tentar se aproveitar do esforço de outrem é lamentável.
Desse modo, faço aqui um apelo ao Senhor, mas vou falar baixinho para que apenas nós dois e as pessoas de bem possam ouvir:
— Será que o Senhor não poderia cumprir logo sua promessa e retornar à Terra para esclarecer melhor esses mandamentos nos dias atuais?




Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário