quarta-feira, 24 de junho de 2015

Pílulas gramaticais (158)


Nestes dias de mudança brusca das condições climáticas, pergunta-se se é correto dizer tempo frio. Ou o certo é temperatura fria?
O correto é, sim, dizer tempo frio, tempo quente. Quanto à palavra temperatura, digamos que ela esteja baixa ou alta, jamais fria ou quente, porque temperatura designa o nível de calor existente num corpo ou no ambiente, nível esse que pode estar baixo, normal ou elevado.
Derivada do latim, a palavra temperatura é um substantivo que tem estes significados: nível de calor que existe no ambiente, resultante da ação dos raios solares;  nível de calor existente num corpo; temperatura alta; estado febril; (fig.) situação ou estado moral; atividade, ação; (Física) grandeza termodinâmica intensiva comum a todos os corpos que estão em equilíbrio térmico.
Exemplos:

·  A temperatura neste verão está muito alta.
· O tempo em Londrina está quente, mas em Londres esfriou bastante.
·  O doente está sem temperatura.
·  Elevou-se muito a temperatura nesta semana.
·  A temperatura do doente do quarto 12 está normal.

*

Xifópago é assim mesmo que se escreve. Não é xipófago.
A palavra xifópago é usada para designar a ligação de dois indivíduos na altura do tórax ou da área do apêndice xifoide.
Popularmente costuma-se chamar de irmãos siameses os que apresentam essa ligação. Essa denominação – irmãos siameses – surgiu por alusão aos irmãos gêmeos Chang e Eng, nascidos em 1811 na Tailândia e mortos em Nova York em 1874, os quais eram ligados entre si por uma membrana situada à altura do peito. Tailândia é o nome atual do antigo Sião, país situado na Ásia. Siameses é o nome que se dá aos que nasceram em Sião.


Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário