sábado, 18 de julho de 2015

Convite à perfeição



JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

Amigo leitor, não me interessa se és espírita, evangélico, católico, budista, umbandista, ateu... Embora me dirija, inicialmente, a este último, o endereço é para todos nós. Peço-te, portanto, a atenção para meu recado abaixo no poema intitulado:

Sê perfeito:

Eu compreendo tua posição:
Jamais tiveste uma religião.

Entanto, mesmo assim, tu és feliz,
Pois isso mesmo é o que tua turma diz.

Mas eu te peço: apologia, não,
Não faças isso com o teu irmão...

Nem tentes procurar cada manhã
Alguma forma de aviltar tua irmã.

O livre-arbítrio jamais pode ser
Instrumento de abuso do poder.

Não aviltes o sexo nas escolas,
Socorre os pobres órfãos com esmolas.

Respeito à tradição familiar
É hábito saudável, milenar,

Que contribui com a sociedade
Por dar um norte à nossa mocidade;

Que trata a tradição do casamento
No são respeito ao sexo e ao sentimento;

Que faz do lar o apoio à sociedade
Na formação da personalidade.

Respeita os que não pensam como pensas,
O bem é sempre o bem, haja ou não crenças.

Tenho buscado na visão etérea
Explicação de tua chã matéria

E só encontro na cega paixão
E na descrença a desinformação.

Não crês em Deus, mas tens na consciência
A Voz que acusa tua imprevidência.

Não crês em Deus, mas a justiça humana
É instrumento da Lei Soberana.

E cedo ou tarde ela te alcançará
E nunca mais ela te largará.

Moisés foi mensageiro do Deus justo,
Mas Cristo foi Seu Enviado Augusto

Que deixou claro que a humildade e o amor
São as marcas dos servos do Senhor.

Para tudo ficar iluminado,
Abre teus olhos e fica calado...

Ah! basta-te fazer o bem somente
E serás imortal e transcendente!

Sei que desejas a felicidade;
Somente amando serás de verdade...

Mas não confundas amor e paixão,
Amar é exercitar a compaixão.

No Espiritismo encontra-se a Verdade
E a salvação está na Caridade.

E caridade é ser benevolente,
Ser com defeito alheio indulgente.

Ser caridoso é perdoar o mal,
Ter equilíbrio, não ser passional...

Só não devemos é ser coniventes...
Porém amemos tanto ateus ou crentes.

Mas, meu irmão, não faças do teu ser
Laboratório vil do padecer.

Mas, minha irmã jamais faças sofrer,
Por atos levianos, outro ser,

Pois é da lei da ação e reação
Que todo nosso ato, mal ou bom,

Trará, por consequência, seu efeito:
Previsto em Lei Divina: Sê perfeito!





Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário