quarta-feira, 29 de julho de 2015

Pílulas gramaticais (163)


Voltamos, como dissemos, a tratar do tema crase, vocábulo que significa, em sentido restrito, a contração de dois aa. O vocábulo é usado também para designar-se o acento indicativo de certos casos de crase. Por exemplo, na frase “Eu vou à praia”, dizemos que o “a” deve ter crase.

Em face do conceito exposto, não se usa a crase antes de:

Palavra masculina: andar a pé; viajar a cavalo; caminhar a esmo; vestir-se a caráter. Exceção: quando estiver subentendida na frase a palavra moda ou qualquer outra palavra feminina oculta no texto: salto à Luís XV (à moda de  Luís XV); escreveu à Augusto dos Anjos (à maneira de Augusto dos Anjos); vamos à Melhoramentos (à editora Melhoramentos); referiu-se à Apollo (à nave Apollo).

Nome de cidade: chegou a Roma; foi a Brasília; referiu-se a Lisboa. Exceção: quando o nome da cidade for seguido de um atributo ou qualidade qualquer: iremos à Brasília das mordomias oficiais; referimo-nos à Roma dos césares.

Verbo: começou a falar; passou a andar; pôs-se a dizer bobagens.

Substantivos repetidos: cara a cara; frente a frente; gota a gota.

Pronomes “ela”, “esta” e “essa”: chegamos a esta conclusão; pediram a ela que saísse; dediquei o livro a essa moça.

Pronomes que não admitem artigo: alguém, ninguém, toda, cada, você, alguma etc.

Formas de tratamento: escreverei a Vossa Senhora; pedirei a Vossa Majestade.

Palavra “uma”: fomos a uma festa; vou levá-los a uma cerimônia legal; decidimos ir a uma churrascaria. Exceção: há crase na locução “à uma”, no sentido de “ao mesmo tempo” ou na indicação de hora: Eles chegaram à uma hora. Todos saíram à uma.

Concluiremos o assunto em nossa próxima edição, em que apresentaremos mais oito casos em que não se deve usar o sinal de crase.


Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário