quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Pérolas literárias (113)


Anjo de redenção

Jésus Gonçalves

Do Céu desceste resplendente e puro
E no santo mistério em que te apagas
Vestiste-me o burel de sânie(1) e chagas
E algemaste-me a lenho estranho e duro.

Nume solar pairando no monturo,
Terno, escondendo as flores com que afagas,
Ouviste-me, em silêncio, o choro e as pragas,
Doce e invisível no caminho escuro!...

Mas, da cruz de feridas que me deste,
Libertaste meu ser à Luz Celeste,
Onde, sublime e fúlgido, flamejas!

E agora brado, enfim, de alma robusta:
– Deus te abençoe, ó Dor piedosa e justa,
Anjo da redenção! bendito sejas!...



(1) Burel: tecido grosseiro de lã. Sânie: pus ou matéria purulenta gerada pelas úlceras e chagas não tratadas.

O autor, Jésus Gonçalves, nasceu em 12 de julho de 1902 na cidade de Borebi, Estado de São Paulo. Surgindo-lhe os sintomas do Mal de Hansen em 1930, internou-se num hospital, daí se transferindo para o Asilo Colônia de Pirapitingui, onde desencarnou em 16 de fevereiro de 1947. Na Colônia conheceu o Espiritismo e fundou mais tarde um Centro Espírita. O soneto acima, psicografado por Chico Xavier, integra o Parnaso de Além-Túmulo.


Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utiliza-lo e os vários recursos que ele nos propicia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário