quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Que é preciso fazer para conhecer o Espiritismo?


Quando foi implantada na revista “O Consolador” a seção Livros que recomendamos, um leitor nos perguntou: - Que livros devo ler para me iniciar corretamente no Espiritismo?
O conhecimento da doutrina espírita requer em primeiro lugar a leitura e o estudo das obras que compõem a codificação kardequiana, das quais as principais são estas, de acordo com a ordem cronológica de sua publicação:

1. O Livro dos Espíritos, lançado em Paris (França) em 18 de abril de 1857 e consideravelmente ampliado em março de 1860;
2. O Livro dos Médiuns, publicado em janeiro de 1861;
3. O Evangelho segundo o Espiritismo, lançado em abril de 1864;
4. O Céu e o Inferno ou a Justiça Divina segundo o Espiritismo, publicado em agosto de 1865; e
5. A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo, lançada em janeiro de 1868.

Além das obras citadas, que formam o chamado Pentateuco Kardequiano, Kardec escreveu outras obras, consideradas introdutórias ou complementares, a saber: "Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas" (1858); "O que é o Espiritismo" (1859); "Viagem Espírita em 1862" (1862) e "O Espiritismo em sua mais Simples Expressão" (1862). Depois de seu falecimento, seus amigos reuniram artigos e anotações esparsas deixadas pelo Codificador, do que resultou um livro bastante interessante intitulado "Obras Póstumas", publicado em 1890.
Compõe ainda a obra kardequiana a coleção da “Revista Espírita”, enfeixada em 12 volumes, relativos ao período que vai de janeiro de 1858 a junho de1869.
Eis aí, de forma resumida, a base que deve orientar os estudos espíritas, à qual o leitor acrescentará, para um maior aprofundamento, as obras de Léon Denis, Gabriel Delanne, Ernesto Bozzano, Amalia Domingo Soler, Carlos Imbassahy, Bezerra de Menezes, Cairbar Schutel, J. Herculano Pires, Deolindo Amorim e inúmeros autores desencarnados que muito contribuíram para a elucidação da temática espírita, por intermédio das faculdades mediúnicas de Chico Xavier, Divaldo Franco, Yvonne A. Pereira, Waldo Vieira, J. Raul Teixeira, Célia Xavier de Camargo e outros médiuns, a exemplo de Emmanuel, André Luiz, Meimei, Auta de Souza, Scheilla, Humberto de Campos, Hilário Silva, Cornélio Pires, Joanna de Ângelis, Manoel Philomeno de Miranda, Amélia Rodrigues, Charles, Camilo Castelo Branco, dentre muitos outros.


Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário