terça-feira, 1 de setembro de 2015

Valer-se de um fenômeno imprescindível: o tempo


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR

Há o tempo para a noite e o para o dia; há o tempo de aprender e o de ensinar; há o tempo de amar... atitude que será, um dia, permanente; há o tempo, para sempre, de viver. Tudo possui um tempo e quando este não é respeitado, o objetivo torna-se longínquo ou, certas vezes, impossibilitado. O que nunca se deve deixar de querer é conquistar os degraus, com calma e determinação, do progresso.
A impaciência não cria base, a indisciplina não gera confiança, logo, sem base e nem confiança pouco se fará na caminhada. A cada experiência vivenciada ou assistida houve um tempo determinado, mas para a iniquidade, ignorância, egoísmo, orgulho, o tempo deve ser o mais breve se não for possível, de imediato, a sua aniquilação.
Há vários momentos em que o tempo aguarda a nossa decisão, isso é conhecido como livre-arbítrio, e há outros fatos em que naturalmente devemos esperar, pois a lei natural da vida é constituída da mais nobre sabedoria. A borboleta não existiria se saísse como lagarta de seu casulo; o bebê dificilmente nasceria se sua formação não se completasse com as necessárias semanas; não haveria a doçura da polpa se as frutas fossem colhidas pequeninas e verdes; os professores não existiriam se os alunos não quisessem se dedicar durante mais tempo aos estudos.
A valorização do tempo está em saber aguardar a devida formação das coisas na vida e não desperdiçar esse “senhor” com pensamentos e atos improdutivos. Se há inúmeras formas de aprendizado, então encontrar pelo menos uma delas para se aprimorar; se já está consciente de que a felicidade real se dará quando o maior número de corações também estiverem sorrindo, então doar tanto amparo e carinho quanto seu coração puder; e quando à noite, mesmo já imensamente ter trabalhado e alguém precisar de uma palavra doe duas ou mais, pois o tempo o compensará sem conta.
Portanto, durante as horas, os dias, as semanas, os meses... os anos não será apenas considerado o tempo, mas as muitas realizações, e com grande alegria quando o saldo no bem for evidente.
A contagem do tempo se dará por tudo que realizamos porque ele é o andamento, é a regra natural da vida, mas o que fizermos dele será o suspiro pelos bons atos cumpridos ou o lamento pelas infelizes ações; tudo é registrado no quadro do tempo que em tantas ocasiões só ele é capaz de diminuir, apaziguar como, por exemplo, as dores ainda sofridas. O tempo é o organizador e o mediador para os corações, é o preparo para o aprendizado no campo da vida. Deus, Criador, nos beneficia com todo recurso para o aprimoramento dando-nos condições, por meio de tantas oportunidades; dependerá de cada consenso o bom uso do senhor das horas.
O tempo... a vida serão bem aproveitados quando por apenas uma atitude: a do bem. Fora isso é perder tempo, atrair sofrimento e desperdiçar existência.
O coração sempre se sentirá feliz quando exercer os bons atos e cultivar benéficos sentimentos, mesmo que demande tempo, mas a disciplina no caminho reto lhe trará a verdadeira leveza e alegria.
Sempre é tempo de crescer e aprender e tornar o tempo um grande aliado para a caminhada rumo à evolução.


Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/


Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário