terça-feira, 12 de janeiro de 2016

A autenticidade é um nobre traço


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@g­mail.com
De Londrina-PR

Ah, se não fosse pelo orgulho!
Bem mais fácil seria a aquisição de conhecimento em vez de querer disfarçar a ignorância; quanto maior o disfarce mais se evidencia o vazio embalado em bela caixa com fitas. A essência do ser é verdadeira, por isso que é essência e caso se queira escondê-la, em pouquíssimo tempo, a verdade emergirá e a partir disso sua imersão se torna impossível, da mesma forma que uma rosa só exalará o perfume de uma rosa.
Mas a humildade precisa se apresentar para o conhecimento se instituir, pois um coração humilde e conhecedor em breve conquistará sua notável sabedoria. Tanto mais favorável é a energia aplicada à cognição. Métodos infindáveis estão disponíveis e material existe para todos os padrões de interesse e habilidade. E ainda, o nosso cérebro ama aprender, é uma de suas atividades preferidas.
A vida é um workshop maravilhoso e eterno e se somos alunos matriculados nesta escola que exige disciplina para o progresso, vamos quanto antes bendizer e nos esforçar nesta abençoada ocasião. Alguns professores são do mesmo plano e outros, do plano mais sutil, mas todos empenhados para o avanço.
À medida que se conhecem novos conteúdos, também as luzes começam a se acender na caminhada. Ninguém desfrutará a verdadeira satisfação sem antes se inteirar das necessárias fases a serem vividas. Passar-se por determinada aparência sem a real conquista das dignas e pertinentes características é tão infeliz quanto alguém que sente inveja de algo conquistado e merecido por outrem, sem mencionar a desconfiança criada e deveras difícil de reverter.
Todos podemos, cada um a seu tempo, disciplina e persistência, alcançar as etapas desejadas sem passarmos por aquilo que ainda não somos, pois, muitas vezes, uma mentira torna-se verdade falsa sem condições de revelar-se de fato por tanta falência a ocasionar. Se todos estamos fadados à eternidade e à perfectibilidade, graças a Deus, sejamos, então, a nossa essência; ajuda sempre haverá, principalmente, a um coração humilde e verdadeiro.
O Sol é brilhante e maravilhoso e nunca se passou pela Lua; o campo dourado de trigo nunca invejou o campo dos imponentes girassóis; os rios não desejam ser os oceanos; a pequena árvore não se passa pela gigante ao seu lado; os frágeis animais reconhecem a sua fragilidade e se protegem. A natureza é sábia professora também a nos ensinar.
Então, quanto mais houver o reconhecimento de nosso verdadeiro estágio, mais favorável será o aprimoramento. Passar-se por alguém sem a devida conquista é o mesmo que presenciar as atitudes ou ouvir as palavras de uma criança em tenra idade em meio a doutores em suas ciências.
Vergonha não existe para um coração humilde e autêntico que deseja o conhecimento; no entanto, a humilhação é evidente para o coração ainda pequenino que, por orgulho, se emancipa tentando esconder a sua ignorância.
A cada amanhecer, a janela da oportunidade para o crescimento nos saúda e nos abraça, mas o livre-arbítrio e sua colheita serão companheiros eternos.
O Sol sempre brilhará no campo dourado de trigo.


Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/


Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário