sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Por que viemos a este mundo?


Uma leitora amiga que não pertence às lides espíritas pergunta-nos por que, segundo os ensinamentos espíritas, viemos a este mundo.
Allan Kardec apresentou aos Espíritos, com outras palavras, uma pergunta semelhante que deu origem à questão 132 d´O Livro dos Espíritos, adiante reproduzida:

132. Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos? “Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é expiação; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal: nisso é que está a expiação. Visa ainda outro fim a encarnação: o de pôr o Espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da criação. Para executá-la é que, em cada mundo, toma o Espírito um instrumento, de harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de aí cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. É assim que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta.”

A questão proposta aos Espíritos equivale a estas:
•   Que é que estamos fazendo aqui na Terra?
•   Qual a finalidade de havermos nascido?
•   Por que estamos neste mundo aparentemente tão confuso e sem lógica?
Tudo, como se vê, está intimamente ligado ao chamado processo evolutivo, em que a reencarnação tem papel decisivo, visto que, como não é difícil entender, em uma única existência não é possível a ninguém atingir a meta para a qual fomos criados, assunto que deu origem à questão 166 da obra citada:

166. Como pode a alma, que não alcançou a perfeição durante a vida corpórea, acabar de depurar-se? “Sofrendo a prova de uma nova existência.”
a) Como realiza essa nova existência? Será pela sua transformação como Espírito? “Depurando-se, a alma indubitavelmente experimenta uma transformação, mas para isso necessária lhe é a prova da vida corporal.”
b) A alma passa então por muitas existências corporais? “Sim, todos contamos muitas existências. Os que dizem o contrário pretendem manter-vos na ignorância em que eles próprios se encontram. Esse o desejo deles.”
c) Parece resultar desse princípio que a alma, depois de haver deixado um corpo, toma outro, ou, então, que reencarna em novo corpo. É assim que se deve entender? “Evidentemente.”

Respondendo, pois, objetivamente à leitora, podemos afirmar, com base na doutrina espírita, que viemos a este mundo para progredir e colaborar para que o mundo também progrida. Nesse fato é que encontramos o chamado sentido para a vida, a que tantos estudiosos e terapeutas modernos se referem como componente essencial no tratamento da depressão e da dependência química.


Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário