terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

O grato período após a maturidade


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Grande parte das pessoas não vive, pois se não está arrependida por ações do passado, a preocupação com o futuro lhe tira toda a atenção do presente. Quantos confessam, medo, perante os dias de uma idade avançada e nem gostam de pronunciar a palavra velhice. Acho graça desse sentimento. Não é o fato de envelhecer, mas, sim, as escolhas realizadas e a necessidade para a evolução do espírito. Pode ser que o pior já tenha passado e a soma das muitas décadas vividas seja calma e feliz. O estado de espírito será a bússola no alto-mar da vida, independente de idade.
Como, para quase tudo, o tempo é a oportunidade de progresso e reajustamento, para a matéria, ele naturalmente também desenvolve o desgaste... o enfraquecimento... a fragilidade, mas sem ser algo instantâneo, a adaptação é gradual com o curso e os seus estágios. De regra, ninguém amanhecerá idoso, a não ser aquele que fechou os olhos e os sentidos do coração e não quis viver.
Nenhuma preocupação quanto a isso haverá se o agora for vivenciado com valor, respeito e gratidão visto que tudo sofre a lei universal. E por haver o reconhecimento de tão nobre oportunidade é que, a partir de hoje, novo brilho a cada dia poderá iluminar o caminho, pois a luz da vida é permanente.
Sorrir mais; relevar coisas pequenas; amar além; orar; agradecer; brincar com crianças e também como crianças; querer ter mais tempo para pessoas, animais e natureza; apreciar o idoso hoje para amanhã haver alguém que nos queira acompanhar. Como desde o princípio, a qualidade das flores será de acordo com as sementes plantadas e o cuidado ministrado.
O modo como se deseja viver é reavivado continuamente. Cada um, neste momento, sabe se está vivendo favorável ou não à felicidade futura, e caso seja positiva a análise, sempre haverá algo ainda a se aprimorar, mas se por ventura a observação for negativa, haverá a oportunidade de renová-la e de com amor fazer renascer o melhor da caminhada. E pelo fato indiscutível de sermos os responsáveis por tudo em nossa vida, não poderemos reclamar... a não ser aprendermos com mais um exemplo.
Então, se algo a não mais realizar se repetir é criar expectativas estressantes e negativas quanto ao tempo das experiências. Viveremos o resultado das sementes plantadas ou ainda das escolhas necessárias para o progresso... escolhas, várias vezes, muito amenizadas pela Divina Providência.
E se o céu azul brilha sobre nós, a terra fértil nos alimenta, o vento sopra em todas as paisagens, a chuva dá vida às flores, o sorriso da criança anima o dia, bons amigos nos amparam e nos orientam e o Universo torce pelo sucesso de cada um de nós, pois bem, com muito amor pela vida, seremos idosos felizes e realizados por aproveitarmos de maneira valorosa mais uma vivência. Mas se exaustos e fragilizados estivermos pelo tempo, uma mão, doce e amiga, amorosamente nos será estendida e se ouvirá este lindo pedido: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/



Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário