quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Pílulas gramaticais (192)


Eis mais cinco erros bastante comuns no uso do idioma português:

O governo interviu no câmbio.
O correto: O governo interveio no câmbio.
Explicação: o verbo intervir conjuga-se como o verbo vir.
Pretérito perfeito de vir: eu vim, tu vieste, ele veio, nós viemos.
Pretérito perfeito de intervir: eu intervim, tu intervieste, ele interveio, nós interviemos.

Joana era meia louca.
O correto: Joana era meio louca.
Explicação: o advérbio “meio” é invariável: meio louca, meio esperta, meio bagunçada, meio irritados.

Peço a você: fica comigo esta noite.
O correto: Peço a você: fique comigo esta noite. Ou então: Peço a ti: fica comigo esta noite.
Explicação: o imperativo afirmativo do verbo “ficar” é: fica tu, fique você, fiquemos nós, ficai vós, fiquem vocês.

Vem pra Caixa você também.
O correto: Venha pra Caixa você também. Ou então: Vem pra Caixa tu também.
Explicação: o imperativo afirmativo do verbo “vir” é: vem tu, venha você, venhamos nós, vinde vós, venham vocês.

O político foi taxado de ladrão.
O correto: O político foi tachado de ladrão.
Explicação: tachar significa: pôr tacha ou defeito em; acusar, censurar, notar. O particípio correto é, pois, “tachado”.




Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário