domingo, 10 de abril de 2016

O objetivo da mediunidade é exclusivamente moral


A possibilidade de comunicar-se com os chamados mortos não é, como sabemos, um fato recente na história da Humanidade; ao contrário. Trata-se de um fato antiquíssimo, com a única diferença de que no passado era algo conhecido somente pelos chamados iniciados e na atualidade, com o advento e a expansão do Espiritismo, tornou-se um fenômeno generalizado. O caso do jovem Pedro Siqueira, o médium católico que atrai multidões em igrejas do Rio de Janeiro, é exemplo característico disso, como foi mostrado oportunamente pela revista “O Consolador”. (Eis o link que remete à reportagem: http://www.oconsolador.com.br/ano5/223/especial2.html/.)
A proibição do intercâmbio mediúnico, constante do Antigo Testamento, é prova bastante de que tal fenômeno é possível, pois, se não fosse possível, Moisés não o teria interditado.
O caso tem sido, aliás, usado por algumas igrejas cristãs como argumento contrário à prática das relações entre os homens e os chamados mortos. Um estudo atento da proibição mosaica revelará, porém, qual foi a verdadeira intenção do condutor dos hebreus, que desejava que seu povo abandonasse os costumes adquiridos no Egito, onde as evocações eram bastante comuns e facilitavam os abusos, inclusive o comércio grosseiro, associado às práticas da magia e até mesmo de sacrifícios humanos. A proibição decretada por Moisés foi, portanto, justíssima, uma vez que as relações que então se estabeleciam com os Espíritos não se baseavam nos sentimentos de respeito, afeição ou piedade para com eles, mas eram antes um recurso para adivinhações habilmente exploradas pelo charlatanismo.
É preciso termos em conta que para ser médium não é necessário ter um comportamento moral elevado. A mediunidade não é uma faculdade inerente apenas ao homem de bem e, por isso, todos são capazes de possuí-la, do que podem, às vezes, originar-se abusos, quando praticada por pessoas moralmente atrasadas, cujo comportamento atrai para junto delas Espíritos inferiores ou perversos.
O objetivo da mediunidade é exclusivamente moral.
Nas práticas do Espiritismo, conforme os ensinamentos da doutrina espírita, não se fazem sacrifícios humanos, não se interrogam astros, adivinhos e magos para se informar de qualquer coisa, tanto quanto não se usam objetos, medalhas, talismãs, fórmulas sacramentais, nem se escolhem lugares lúgubres e horários específicos para atrair ou afastar Espíritos.
Em face da finalidade superior da mediunidade, repelir as comunicações significa repudiar um meio poderoso de instrução, não só pelas informações que ela nos faculta acerca do mundo espiritual e da vida futura, mas sobretudo pelos exemplos que o intercâmbio com os desencarnados nos oferece.
Proibir as comunicações e eliminar os médiuns – como se fez em nosso mundo durante séculos e séculos – equivale também a privar as almas sofredoras da assistência que lhes podemos e devemos dispensar, razão por que atualmente até a Igreja, pela voz de vários de seus pastores, entre eles o padre François Brune e o padre Gino Concetti, admite que a comunicação com os Espíritos pode ser salutar, especialmente pelo conforto moral que traz aos que se encontram desesperados com a perda de um ente querido. 
Em face disso, não surpreende que frei Boaventura Kloppenburg tenha reconhecido em seu livro Espiritismo e Fé, págs. 5 e 6, que os falecidos não rompem seus laços com os que ainda vivem na Terra; que eles podem, portanto, nos socorrer e ajudar, e que os Espíritos desencarnados podem manifestar-se ou comunicar-se perceptivelmente conosco, de forma espontânea ou provocada, como o Espiritismo nos vem ensinando desde os seus primórdios.


Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário