terça-feira, 31 de maio de 2016

Contos e crônicas



Amor: o que sempre importará

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Haverá entardeceres mais radiantes que outros; alguns dias serão muito longos enquanto certos dias terão o tempo de um estralo de dedos; haverá noites mais estreladas e outras, inclusive, com as mesmas estrelas, poderão não ser percebidas; os campos de flores amarelas estarão sempre lá, onde nasceram, e os das coloridas flores poderão estar ao lado ou um pouco mais adiante e talvez os olhos não os avistarem.
Todos os acontecimentos, percepções, sentimentos estarão relacionados com o grau vivenciado de amor, pois este é o maior dos sentimentos e dele o mundo necessita, imprescindivelmente, necessita. Em todas as esferas quando ele é ofertado, sem contestação, os olhos ganham luminosidade, o ódio recua diante do seu forte brilho, palavras ríspidas passam a gaguejar e enfraquecer, a falsa autoridade começa a se despir, braços rígidos se sensibilizam para o abraço, mãos frias se unem em prece, o fragilizado é protegido e não mais insultado e a simplicidade ganha a notoriedade plena.
Quando há a ausência do amor, há também a desarmonia, o enfraquecimento, a tristeza, a incompreensão, a agonia, a irritação, a debilidade, pois tudo se desequilibra e o perturbador instante gera os terríveis dias e as tristezas e as tragédias evitáveis. Só amor... é de amor que a vida mais precisa. Ele contém todas as fórmulas para o coração sorrir e sentir-se em paz.
Se num lar há pouco o que comer, mas o amor é presente, então, a harmonia nele residirá; se houver respeito diante do desajuste, a ordem será retomada, não há palavras em tom alto que não se amedrontem diante do olhar respeitoso; se numa manhã escaldante e tribulada, pássaros desenharem no céu com seu canto, a calma para o momento chegará com o vento suave; se para uma necessidade, uma singela ajuda for ofertada, o sorriso mais puro de agradecimento nascerá numa imagem eterna, pois nobres atitudes são relembradas docemente por longos períodos e viajam para outra dimensão. E tudo isso só acontecerá assim porque atitudes benfazejas e simples estão edificadas pelo amor.
E como se não fosse ainda o suficiente para valorizar o amor na vida e compreender que é dele que a vida mais necessita, a natureza, com sua gigante simplicidade e extensão do amor, nos agracia com o ar, a água, o sol, a terra; os mais lindos desenhos preenchidos por cores inimagináveis; os animais fortes e doces, frágeis e humorados; as montanhas imponentes e a água cristalina banhando a enorme rocha; o arco-íris; a melodia do vento nas folhas e flores; a eternidade que pulsa em nosso coração. Em tudo existe o amor.
Do que o Universo inteiro mais carece é amor, o que realmente importa é o amor que é capaz de resplandecer de um ponto a outro do orbe levando a cura, a compreensão, o perdão, a ternura, o arrependimento, a paz, a completude, o alívio, a vontade de não só viver como imensamente querer progredir, a clareza de que a maior procura da vida é encontrar o amor para ter coerência e coesão como uma prosa escrita, perfeita, com todas as linhas preenchidas e a ideia respeitada do início ao fim.
O livro da vida deseja ser escrito com o maior número de palavras... mas essas com o sentimento mais nobre de um coração, pois o que sempre importará é o amor desde o primeiro parágrafo até o ponto ilusório que nos encaminhará para a eternidade.
Ter tudo é ter amor no coração; ter pouco ou quase não ter é preencher com qualquer outra ilusão... menos com o incomparável e pleno sentido da vida... que é o amor.


Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/




Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário