quarta-feira, 29 de junho de 2016

Pílulas gramaticais (211)



Como já dissemos em outra oportunidade, a pontuação é, muitas vezes, indispensável para a compreensão do que o autor de um texto quer realmente dizer.
Eis três exemplos:
1.  Os alunos desistiram, logo o curso foi um fracasso. 
(Os alunos desistiram logo, o curso foi um fracasso.)
2.  Maria não subiu a bordo, adoeceu e mandou seu filho. 
(Maria não subiu, a bordo adoeceu e mandou seu filho.)
3.  O soldado voltou-se como um tigre, ferido pelas costas. 
(O soldado voltou-se, como um tigre ferido pelas costas.)
Nos três exemplos, a mudança na colocação da vírgula alterou por completo o sentido dos textos. A chamada análise sintática, que muitos alunos tanto deploram nas aulas de língua portuguesa, evidencia com clareza o que tal mudança acarretou.
No exemplo 2, o autor da frase inicial quis dizer que “Maria não subiu a bordo”, e não que “a bordo adoeceu”.
No exemplo 3, a frase “ferido pelas costas” do primeiro texto refere-se ao soldado, e não ao tigre.
As pessoas que escrevem deveriam sempre reler, se possível mais de uma vez, os textos que produzem, para que distorções como as apresentadas não se verifiquem.

*

Manoel Philomeno de Miranda costuma usar em suas obras palavras que habitualmente não utilizamos. Plectro é uma delas.
Que significa plectro?
Trata-se de um substantivo que nos veio do grego plêktron, 'coisa com que se bate'.
Significa: varinha de madeira, ouro ou marfim, para fazer vibrar as cordas da lira; espécie de unha de marfim, de tartaruga, de osso, de prata ou, modernamente, de plástico, com que se vibram as cordas de certos instrumentos (bandolim, cavaquinho, guitarra, banjo etc.); palheta; pedacinho da parte dura, das penas de ganso ou de corvo, ou de couro ou plástico, montado em pequenos dispositivos chamados saltadores, utilizado para fazer vibrar as cordas do cravo; e, figuradamente, inspiração poética; poesia.



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